Cultura

Monica Carvalho e Klaus Schneider ocupam o complexo Frade, em Angra

Share

Foto: Divulgação

Por Bruno Calixto

A previsão do tempo para o fim de semana em Angra dos Reis (RJ) estava entre 18ºC e 24⁰C, com possibilidade de chuva, quando as vassouras da artesã e artista plástica carioca Monica Carvalho varreram para bem longe as nuvens carregadas, abrindo um clarão no céu, com direito a lua cheia.

É dela a exposição “Habitat Brasil”, inaugurada no último fim de semana, dentro do complexo Frade, na praia de mesmo nome, onde fica o Hotel Fasano. Aberta ao público até o fim deste mês, a mostra reúne trabalhos de Monica e também do marido, o alemão Klaus Schneider, um exímio colecionador de dentes de tubarão, coletados em uma praia holandesa há mais de 20 anos.

Monica Carvalho – Foto: Divulgação

Moradora do bairro Peixoto, no Rio, Monica é conhecida por transformar elementos recolhidos na natureza em obras de arte, daí as dezenas de vassouras transportadas para Angra, além de muitos outros trabalhos únicos, criados a partir de sementes, fibras, troncos, pedras e sobras orgânicas.

“As vassouras sempre existiram em minha trajetória, desde 1998, e isso foi se perpetuando de uma maneira muito simplória”, diz Monica. “A vassoura é capaz de encantar homens e mulheres, crianças e velhos. Em todo filme, tem alguém varrendo. Elas são arquétipos, associação imediata e familiar, sua origem vem das cavernas e nunca se modificou, uma reunião de gravetos, quase que um DNA próprio. E ainda representa o território de onde vem este material, aqui por exemplo temos um capim-vassourinha, de Minas Gerais.”

Madeiras, plantas e troncos de árvores descartados ou subaproveitados para produzir arte, entenda por isso Land Art, um tipo de arte em que o terreno natural, em vez de fornecer o ambiente para uma obra de arte, é ele próprio trabalhado de modo a integrar-se à obra.

Foto: Divulgação

Pelo seu aspecto real-naturalista, “Habitat Brasil” é um diálogo na outra ponta da circunferência com as obras emblemáticas cuja temática é natureza morta. Entre elas, “Girassóis” (1888), de Van Gogh, “Cesto com frutas” (1596) de Caravaggio. “Cesta de maçãs” (1893), de Cézanne, “Viva la Vida” (1954), de Frida Kahlo, e “Natureza morta com melão” (1872), de Monet.

É um convite para nos aproximarmos do nosso imenso e diverso Brasil. “Os materiais, conectados de forma tão inventiva, conversam com linhas e cores, ganhando novos corpos, novas possibilidades de existência até se tornarem, finalmente, objetos de arte”, afirma Monica.

A mostra também reúne criações que homenageiam a flora e fauna brasileiras. Uma espécie de presépio está montado no fim do salão, com uma série de bichos criados, nomeados e batizados por Monica, com a ajuda de Klaus, que cuidou de acrescentar o signo de cada um. Do “queridinho” é o aquariano “Egberto” (primogênito de papel marchê e com pênis retrátil, do fruto de jequitibá) à geminiana “Margalagarta”, uma homenagem da artista à sogra.

“Uma floresta imaginária. Devaneios de liberdade. Pura diversão. Uma família heterogênea. Criaturas possíveis”, descreve Monica que, há 25 anos, percorre o Brasil numa relação de troca e aprendizado com comunidades indígenas, populações ribeirinhas, artesãos e produtores artesanais, coletando e cultuando o que chama de “presentes da natureza” – sementes, fibras, troncos, pedras e sobras orgânicas.

Schneider, desde menino, usava seu canivete para esculpir tocos. Quando adolescente, a curiosidade pelos materiais orgânicos levou-o a desenvolver o hobby de fazer móbiles. O fascínio pela madeira abriu um universo único de criação. Atualmente, esculpe o cedro brasileiro e queima sua superfície. O resultado deste processo são ripas que precisamente alinhadas e equilibradas, formam móbiles, painéis e esculturas. Nada é descartado, pois o que resta depois de cortado leva a outras formas de criação.

“Para somar ao paralelo com a biografia deste lugar que preserva o ambiente ao seu redor, apresentamos ainda algumas fotografias de José Senna, morador do Frade há mais de 30 anos, que mostram as belezas locais e as fases de vida em decomposição da matéria orgânica e foram selecionadas especialmente para a exposição”, conta Fernanda Moreira, diretora de marketing e comercial do Frade Vilas.

Foto: Divulgação

As obras do casal de artesãos Monica Carvalho e Klaus Schneider são um recado de alerta que ressignifica o clichê “menos é mais”, revelando-nos que o luxo está no conforto ligado à natureza, na sofisticação das formas geométricas. Em breve, alguns destes objetos irão para uma exposição em Miami – a primeira fora do Brasil -, a convite da Fundação Copper Bridge, mantida pelo cubano Geo Darder, que prioriza artistas latinos.

“Habitat Brasil” reúne o propósito e a essência de um complexo de ideias e valores. Quase um sobressalto orgânico, e de frente para o mar verde esmeralda de Angra. Uma galeria de arte sem igual.

Frade Vilas / Fasano. Vila Maris. Praia do Frade, Angra dos Reis (RJ): Rod Gov. Mário Covas Km 512.Visitação: diariamente, das 9h às 17h. Até 31 de julho. Grátis.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024