Cultura

Cannes: saiba quais são os filmes brasileiros no festival

Share

Cena de “A Flor do Buriti”, da brasileira Renée Nader Messora. Filme concorre na segunda mostra competitiva de Cannes – Foto: Divulgação/Embaúba Filmes

Três produções brasileiras marcam presença no Festival de Cannes, que acontece de 16 a 27 de maio, na França. Um dos filmes, inclusive, concorre ao prêmio de maior prestígio do evento: “Firebrand”, do diretor cearense Karim Aïnouz, está na competição pela Palma de Ouro.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“FIREBRAND”, DE KARIM AÏNOUZ

O cearense Karim Aïnouz (“Madame Satã”, “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo”) concorre à Palma de Ouro, principal prêmio do festival, com “Firebrand”, seu primeiro filme em língua inglesa. O longa traz Jude Law e Alicia Vikander no elenco e fala sobre o casamento do rei Henrique VIII com sua última esposa, Katherine Parr.

No Festival de Cannes de 2019, o diretor ganhou o prêmio Un Certain Regard, com o longa “A Vida Invisível”, adaptação do romance ”A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”, escrito por Martha Batalha.

“A FLOR DO BURITI”, DE RENÉE NADER MESSORA

A paulistana Renée Nader Messora assina a direção de “A Flor do Buriti” com o português João Salaviza. Filmado ao longo de 15 meses, o longa aborda os conflitos de terra em aldeias no norte do Tocantins. “’A Flor do Buriti’ atravessa os últimos 80 anos dos Krahô, dando a conhecer ao espectador um massacre ocorrido em 1940, onde morreram mais de dezenas indígenas. Perpetrado por dois fazendeiros da região, as violências praticadas naquele momento continuam a ecoar na memória das novas gerações” , diz a sinopse.

O longe integra Un Certain Regard, segunda mostra competitiva de Cannes. A diretora também passou por Cannes em 2018, quando estreou o longa “A Chuva é Cantoria na Terra dos Mortos” e venceu o Prémio Especial do Júri.

“RETRATOS FANTASMAS”, DE KLEBER MENDONÇA FILHO

O pernambucano Kleber Mendonça Filho (“Bacurau”, “Aquarius”) está de volta ao festival de Cannes pela quarta vez com “Retratos Fantasmas”, que será exibido em sessão especial, fora de competição. O quinto longa do diretor retrata a história do centro de Recife por meio dos cinemas de rua da cidade. Foi desenvolvido ao longo de sete anos de pesquisa, filmagens e montagem.

O cineasta estreou em Cannes com “Vinil Verde”, em 2005, em Quinzaine – uma seleção paralela ao festival principal. Em 2016, “Aquarius” concorreu à Palma de Ouro, principal categoria do evento. e “Bacurau” (2019) levou o Prêmio do Júri, a terceira premiação mais relevante.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024