“Vulneravelmente Humano [Vulnerably Human]”, de Clarissa Tossin –
Foto: Edouard Fraipont
A
Galeria Luisa Strina recebe, a partir do dia 25 de março, a exposição “Vulneravelmente Humano [Vulnerably Human]”, da artista brasileira
Clarissa Tossin. A mostra propõe um diálogo entre os conflitos civilizatórios da contemporaneidade e as fronteiras da extinção.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
As obras sinalizam a vulnerabilidade de todos os organismos vivos à medida que a humanidade continua extraindo recursos do planeta sem tempo hábil para reposição. Para o escritor e antropólogo Pedro Cesarino, que assina texto de apresentação da mostra, “para que um projeto artístico consiga reagir aos dilemas contemporâneos, torna-se cada vez mais indispensável estabelecer formas de interlocução que criem alternativas às matrizes estéticas ocidentalizadas. Afinal, é esse diálogo que permitirá oferecer pontos de vista sobre os impasses civilizatórios nos quais estamos todos envolvidos.”
“Fatalidade do Aquecimento Global [Rising Temperature Casualty]” , de Clarissa Tossin – Foto: Edouard Fraipont
A obra “Vulneravelmente Humano no.2 [Vulnerably Human #2]”, que nomeia a mostra, levanta a discussão sobre como a humanidade busca explorar os recursos naturais que se encontram em corpos celestiais, como a lua. A roupa de astronauta, projetada para proteger humanos no espaço sideral, é frequentemente usada para demonstrar o triunfo da humanidade sobre os desafios de um ambiente futurístico inóspito. Já a roupa de astronauta de Tossin, age ao contrário, parece espectral, flácida e frágil. Feita de silicone misturado a pó de meteorito, o uniforme deixou de ser uma barreira contra os perigos do Espaço para tornar-se uma esponja para seus componentes materiais. O uniforme evoca também o desejo de encontrar abrigo e recursos no Espaço, como um refúgio para quando todos os recursos da Terra se esgotarem.
Entre as séries presentes na exposição, também estão “Fatalidade do Aquecimento Global [Rising Temperature Casualty]” e “Geografia Futura”.
SERVIÇO
Clarissa Tossin – “Vulneravelmente Humano”
Local: Galeria Luisa Strina
Endereço: R. Padre João Manuel, 755 – Cerqueira César, São Paulo
Período expositivo: 25 de março a 29 de abril
Entrada gratuita
Funcionamento: Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 17h.