Top

SP-Arte 2023 reúne 167 expositores e se consolida como maior encontro de arte e design da América Latina

Foto: Ênio Cesar

Mais relevante feira de arte e design da América Latina, a SP-Arte celebra o aquecimento do mercado de arte e design em sua 19ª edição. De 29 de março a 02 de abril, o Pavilhão da Bienal receberá 167 expositores, das quais 85 galerias de arte nacionais, 15 galerias de arte internacionais e 45 expositores de design – setor que cresceu 30% em relação à edição passada -, além de 14 editoras, 8 instituições culturais e espaços autônomos. Prestes a completar 20 anos, a feira consolida seu papel como catalisadora do mercado nacional das artes visuais e impulsionadora da economia criativa da cidade.

“Por meio das galerias participantes, a SP-Arte apresenta desde sua primeira edição, diversas gerações de artistas, dos que estão despontando no mercado e iniciando sua carreira, aos já consolidados no circuito. A feira tem um cuidado com a excelência do que é mostrado no evento. Nesse sentido, firma-se não apenas como motor de dinamização e renovação do mercado, mas da própria cena artística nacional e internacional”, pontua Fernanda Feitosa, fundadora e diretora da SP-Arte.

No primeiro e segundo andares do pavilhão, estarão concentradas as galerias de arte moderna e contemporânea, instituições culturais, espaços autônomos, além da Arena Iguatemi – que receberá o programa Talks. Entre as galerias nacionais, destaques para expositores como: Almeida & Dale, que nesta edição, além de seu tradicional estande com preciosidades de artistas brasileiros, ocupa um segundo espaço em parceria com a Galleria Fonti (Itália), que já expôs na SP–Arte 2018, com uma individual de Salvatore Emblema (1929-2006) e curadoria de Jacopo Crivelli Visconti; Mendes Wood DM, com a americana Lynda Benglis e sua obra em bronze da nova série recém-apresentada nos Estados Unidos; Fortes D’Aloia & Gabriel, que terá dois estandes, um deles dedicado a trabalhos inéditos de Anderson Borba e Gokula Stoffel; Luisa Strina com esculturas da renomada artista portuguesa Leonor Antunes e do artista baiano Marepe; Marcelo Guarnieri com destaque para obras de Alice Shintani e Liuba; Gomide&Co que apresenta trabalhos de León Ferrari e Lucio Fontana e Central, que enfatiza Carmézia Emiliano, artista que ganha individual no Masp neste ano. Além das veteranas, marcam presença também as estreantes Lima Galeria, baseada em São Luís do Maranhão, e a Asfalto, única galeria comercial baseada na Zona Norte do Rio de Janeiro, que chegam para fortalecer o casting desta edição.

Internacionais

Entre as novidades estrangeiras da 19ª edição, figuram a Galeria Younique (França e Peru), Maât Gallery (França) e Nil Gallery (França) – as duas últimas são galerias que representam artistas africanos –, e Night Gallery de Los Angeles (EUA). A Galería Sur, que participa da SP–Arte desde a sua primeira edição, em 2005, e a Galería de las Misiones, ambas do Uruguai; Zielinsky (Barcelona, Espanha); El Museo / Fernando Pradilla (Colômbia e Espanha) e; Herlitzka & Co. + Henrique Faria (Argentina e EUA) também estarão presentes. Além disso, outras duas importantes galerias participam da feira: Opera Gallery (França) e Piero Atchugarry Gallery (EUA e Uruguai).

Instituições culturais e espaços autônomos

Instituições culturais, como Masp (Museu de Arte de São Paulo), Instituto Inhotim e IAC (Instituto de Arte Contemporânea), participam da SP-Arte com suas respectivas lojas de objetos de design e múltiplos de arte especialmente selecionados para o evento, além de espaços autônomos, tais como Instituto Inclusartiz, Ateliê397, Solar dos Abacaxis, Casa do Povo e Pivô Arte e Pesquisa.

Design e editoras

Neste ano, a feira celebra o crescimento de 30% do setor em relação à edição passada, reunindo agora 45 expositores no térreo do pavilhão. O público poderá conferir trabalhos de grandes nomes do mobiliário brasileiro. ETEL, ,ovo, Atelier Hugo França, Passado Composto Século XX e Teo – com 20 peças das décadas de 1930 a 1980, desenvolvidas pelos alunos do Liceu de Artes e Ofícios, que comemora 150 anos em 2023 –, são alguns dos nomes que marcam presença no setor, além dos estreantes: FAS, Guto Requena e Porfirio Valladares.

Editoras participantes da feira (entre elas Act. Editora, Cobogó, BEI, Taschen e Ubu) também estarão no térreo.

Lançamentos editoriais, como dos livros “Lina Bo Bardi Design: O Mobiliário Dos Tempos Pioneiros 1947-1958”, pela Artemobilia, “Digo e tenho dito”, de Anna Maria Maiolino, pela Ubu, e “Bancos Indígenas do Brasil”, pela BEI, também serão realizados no térreo.

 

Mais de Cultura