Cultura

Grátis: CCBB Rio apresenta mostra de cinema árabe feminino

Share

“Miguel’s War”, da diretora libanesa Eliane Raheb, estreia no Brasil durante a mostra no CCBB Rio – Foto: Divulgação

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) abre no dia 22 de março de 2023 a terceira edição da Mostra de Cinema Árabe Feminino, que apresenta de forma gratuita uma seleção de 34 obras cinematográficas dirigidas por mulheres e retratando a diversidade do cinema árabe contemporâneo.

Entre 22 de março e 10 de abril, serão exibidos filmes, a maioria inéditos no Brasil, de diversos formatos e gêneros – curtas, médias e longas-metragens de ficção e documentários – trazendo à tona a multiplicidade dessas cinematografias através de filmes realizados por mulheres em oito países: Egito, Líbano, Palestina, Sudão, Iêmen, Síria, Argélia e Marrocos.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Durante vinte dias, questões políticas, críticas sociais, vivências LGBTQIAP+, utopias, memória, tempo, família e masculinidades permeiam as produções de realizadoras árabes contemporâneas em uma programação que inclui ainda sessões comentadas, mesas redondas e uma masterclass com a premiada diretora libanesa Eliane Raheb. Ela vem ao Brasil especialmente para o evento e ministra a masterclass “Construção de personagens no cinema documental” no dia 2 de abril.

A mostra apresenta “Miguel’s War”, filme inédito no Brasil dirigido por Raheb, que estreou no Panorama da Berlinale em 2021 e ganhou o Teddy de melhor longa-metragem, o Grande Prêmio do Júri no NewFEST, o prêmio de documentário no festival de cinema LGBT de Paris e o de melhor documentário no Festival de Cinema de Mizna. A diretora comenta seu filme no dia 6 de abril.

Outra premiada diretora, também convidada internacional que vem ao Rio de Janeiro especialmente para a mostra, é a síria Soudade Kaadan. Ela comenta um de seus filmes, “Nezouh”, no dia 7 de abril. O drama apresenta a história de Zeina, de 14 anos, e sua família, que são os últimos a permanecer em sua cidade natal sitiada, Damasco, na Síria.

“Lift like a girl”, de Mayye Zayed – Foto: Divulgação

O filme de abertura da mostra é o longa-metragem inédito no Brasil “Lift like a girl” (“Levante Como uma Garota”) da diretora egípcia Mayye Zayed. O documentário, premiado com o prêmio Golden Dove no festival DOK Leipzig, acompanha uma garota egípcia de 14 anos que treina no local de treinamento das campeãs de elite do Egito para competir internacionalmente com levantamento de peso.

Veja a programação completa e acesse mais informações aqui.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024