Top

Grátis: CCBB Rio apresenta mostra de cinema árabe feminino

“Miguel’s War”, da diretora libanesa Eliane Raheb, estreia no Brasil durante a mostra no CCBB Rio – Foto: Divulgação

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) abre no dia 22 de março de 2023 a terceira edição da Mostra de Cinema Árabe Feminino, que apresenta de forma gratuita uma seleção de 34 obras cinematográficas dirigidas por mulheres e retratando a diversidade do cinema árabe contemporâneo.

Entre 22 de março e 10 de abril, serão exibidos filmes, a maioria inéditos no Brasil, de diversos formatos e gêneros – curtas, médias e longas-metragens de ficção e documentários – trazendo à tona a multiplicidade dessas cinematografias através de filmes realizados por mulheres em oito países: Egito, Líbano, Palestina, Sudão, Iêmen, Síria, Argélia e Marrocos.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Durante vinte dias, questões políticas, críticas sociais, vivências LGBTQIAP+, utopias, memória, tempo, família e masculinidades permeiam as produções de realizadoras árabes contemporâneas em uma programação que inclui ainda sessões comentadas, mesas redondas e uma masterclass com a premiada diretora libanesa Eliane Raheb. Ela vem ao Brasil especialmente para o evento e ministra a masterclass “Construção de personagens no cinema documental” no dia 2 de abril.

A mostra apresenta “Miguel’s War”, filme inédito no Brasil dirigido por Raheb, que estreou no Panorama da Berlinale em 2021 e ganhou o Teddy de melhor longa-metragem, o Grande Prêmio do Júri no NewFEST, o prêmio de documentário no festival de cinema LGBT de Paris e o de melhor documentário no Festival de Cinema de Mizna. A diretora comenta seu filme no dia 6 de abril.

Outra premiada diretora, também convidada internacional que vem ao Rio de Janeiro especialmente para a mostra, é a síria Soudade Kaadan. Ela comenta um de seus filmes, “Nezouh”, no dia 7 de abril. O drama apresenta a história de Zeina, de 14 anos, e sua família, que são os últimos a permanecer em sua cidade natal sitiada, Damasco, na Síria.

“Lift like a girl”, de Mayye Zayed – Foto: Divulgação

O filme de abertura da mostra é o longa-metragem inédito no Brasil “Lift like a girl” (“Levante Como uma Garota”) da diretora egípcia Mayye Zayed. O documentário, premiado com o prêmio Golden Dove no festival DOK Leipzig, acompanha uma garota egípcia de 14 anos que treina no local de treinamento das campeãs de elite do Egito para competir internacionalmente com levantamento de peso.

Veja a programação completa e acesse mais informações aqui.

Mais de Cultura