Cultura

Vanessa da Mata revela “Vem Doce”, 7º álbum de inéditas

Share

Vanessa da Mata – Foto: Priscila Prade

“Vem Doce” chega às plataformas de música nesta quarta (08.03), Dia Internacional da Mulher. O sétimo álbum de Vanessa da Mata é o encontro de grandes gêneros da música brasileira com elementos e ritmos modernos, somados à grande voz da artista. Forró, MPB, R&B, pop e trap são exemplos de sonoridades que a cantora explora em “Vem Doce”, mas sempre com a personalidade que composições de Vanessa carregam consigo.

O resultado é um passeio musical guiado pelos vocais da artista, que levam o ouvinte confortavelmente por experiências diversificadas. As faixas “Vem Doce” e “Face e Avesso” ainda foram gravadas com afinação áurea, que usa a nota Lá em 432Hz como referência, ao invés da usual 440Hz. A frequência é conhecida por estar ligada a efeitos de paz, que desaceleram batimentos cardíacos e promovem harmonia.

“Em ‘Vem Doce’, eu queria o ponto de conversa e convergência entre duas naturezas. A mais pura, vista no extremo tropicalismo da manga, e a ampliada no sofisticado design brasileiro, representada no carrinho de Jorge Zalszupin, ambicionado no mundo todo, que está presente nas fotos do projeto”, diz a artista.

Vinte anos após lançar o seu primeiro álbum, Vanessa ressurge mais segura, mais experiente, mais madura, mas com a mesma luz, a mesma leveza, o mesmo encantamento pelos pequenos milagres do cotidiano, e também pelas paixões, amores e pecados das pessoas comuns.

“Vem Doce” reúne 13 canções. Há desde retratos de figuras do dia a dia, como a “Amiga Fofoqueira”, ou a “Vizinha Enjoada” (“Dona Maria / se é de dia ou de noite / Deus perdoe Nosso Senhor / se eu chego ou nem estou / ela reclama do passo que dou”), até histórias de vidas exemplares (ou nem tanto), como a dos dois irmãos gêmeos, criados por um pai sem amor. Há canções com vocação de intervenção social, como a excelente “Face e Avesso”, com uma letra aguçada, cortante e inteligentíssima, e há instantes de puro deslumbramento e poesia, como na belíssima “Menina”.

Para quem leu o romance de Vanessa, “A Filha das Flores” (e todos aqueles que apreciam a sua música deveriam ler), não surpreende encontrar nestas canções tipos humanos que são já figuras literárias. É Vanessa, a filha das flores, com o humor, a ironia debochada, a poesia e aquela alegria ancestral, tão profundamente brasileira, que tudo resgata e tudo salva.

São, afinal, as canções que o Brasil necessita neste momento: pequenos clarões sonoros, iluminando tempos ainda inseguros, mas de esperança e renascimento.

“Vem Doce” é um banquete de sabores, tempos, sons e histórias. A experiente voz da artista flui com naturalidade por todos os gêneros explorados e funciona como elemento amalgamador da obra. Papatinho (“Vem Doce”), Jaques Morelenbaum (“Foice”), L7nnon (“Fica Aqui”) e João Gomes (“Comentário a Respeito de John”) são algumas das participações especiais. O álbum também ganhará uma versão em Dolby Atmos para streaming na Apple Music e será lançado em vinil, ambas estarão disponíveis em breve.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024