Cultura

DJ Camilla Brunetta fala sobre carreira e machismo na música eletrônica

Share

Camilla Brunetta – Foto: Tinoco

Em um meio antes dominado praticamente apenas por homens, cresce cada vez mais o número de DJs mulheres, principalmente na cena eletrônica, e que se destacam nas pistas e nas playlists. Porém, como em todo mercado de trabalho historicamente machista, existe uma cobrança maior sobre elas para provarem seus talentos, e sempre têm que fazer mais do que é esperado dos DJs masculinos. Comentários duvidosos sobre o talento dessas mulheres ainda acontecem.

Apesar das dificuldades, já em 1954, a dinamarquesa Elsa Marie Pade foi uma das pioneiras da música eletrônica mundial e a compositora Wendy Carlos foi uma das primeiras a utilizar sintetizadores em suas canções.

Entre os destaques atuais e que também enfrenta as dificuldades por ser uma mulher entre a maioria formada por homens, está a carioca Camilla Brunetta. Com dez anos de carreira, ela é uma das DJs femininas mais solicitadas do Brasil, e será um dos destaques do Festival Lollapalooza Brasil, que acontece no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Camilla Brunetta – Foto: Tinoco

“Já sofri preconceito muitas vezes, e vem de forma velada. Já passei por situações de DJs homens que ficaram literalmente atrás de mim, observando e analisando se ‘eu toco bem’. Já tive DJ, que era amigo pessoal do contratante, pedindo para me tirar mais cedo do palco, no meio do show; já ouvi de outro ‘até que para uma mulher você toca muito bem’”, comenta a artista, dona do remix “Várias Queixas”, do trio Gilsons, que se tornou um dos singles mais ouvidos em 2020, e já lançou singles autorais, como “Hacer Maldade” e “Vai Sentar”, e no ano seguinte, foi a vez do “Nesse Piquezin”.

Autodidata, Camilla Brunetta começou a carreira tocando hits das décadas de 1990 e 2000 em festas para os amigos. Em 2012, criou a festa Vambora, onde começou a mostrar seu talento para um público cada vez maior. “Na época, não existiam profissionais que tocassem o que eu gostaria para o line up. Então, eu e minha sócia começamos a nos aventurar como DJ na nossa própria festa. Na primeira edição, demos sold out para 700 pessoas em uma boate na Lagoa, no Rio. A partir daí, não paramos mais. Seguimos com o evento por aproximadamente oito anos até que decidimos dar uma pausa”, relembra Camilla, que com o passar dos anos foi agitando as festas mais badaladas do Rio de Janeiro e dominando as pistas de música por todo País.

Camilla Brunetta – Foto: Tinoco

Ela já foi headliner no projeto Tardezinha, residente dos Camarotes Rio (Sapucaí), Itaipava (Sapucaí) e parte do line up do Réveillon Mil Sorrisos (Bahia) e Réveillon dos Milagres (Alagoas), entre outros. “Tento levar sempre muita energia para as minhas apresentações. Me entrego de cabeça na hora do show e, ao meu ver, o que diferencia cada artista é a sua performance no palco e sua troca com o público. Afinal, a música pode até ser a mesma, mas a entrega do artista tem que ser única. Normalmente, produzo remixes exclusivos para tocar nos shows, o que também é um diferencial das minhas apresentações”, explica.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024