“O Barbeiro de Sevilha” fica cartaz no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em novembro – Foto: Buda Mendes/Getty Images
Em novembro, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta “O Barbeiro de Sevilha”, de Gioachino Rossini, a ópera cômica que mais vezes subiu ao palco do Theatro, com quase 40 temporadas.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
A ópera com melodias ágeis, ritmo frenético e situações hilariantes, tem agradado plateias do mundo todo por mais de dois séculos. As récitas acontecem nos dias 16 (ensaio aberto), 18, 20, 22 (fechado para escolas), 23 e 26 de novembro. Todas terão uma palestra gratuita uma hora antes das apresentações.
O enredo se passa em Sevilha, onde o Conde d’Almaviva se apaixona pela por Rosina, que no entanto vive praticamente prisioneira por causa do seu tutor, Dom Bartolo, que quer casar com ela e tem muito ciúme, mas seu interesse econômico é muito maior do que a verdadeira afeição.
A ópera de Gioachino Rossini acontece em dois atos, com libreto de Cesare Sterbini baseado na peça homônima de Beaumarchais. O título original da obra era “Almaviva, o sia l’inutile precauzione” (“Almaviva, ou seja, a precaução inútil”).
Com concepção e direção cênica de Julianna Santos, a apresentação no Theatro Municipal contará com os solistas Vinicius Atique (Figaro), Lara Cavalcanti (Rosina), Cintia Graton (Rosina – dia 22/11), Anibal Mancini (Almaviva), Saulo Javan (Don Bartolo), Murilo Neves (Don Basilio), Rose Provenzano-Páscoa (Berta), Leonardo Thieze (Fiorello) e Flávio Mello (Oficial) com Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal sob a direção musical e regência de Felipe Prazeres.
Os ingressos vão de R$ 20 a R$ 80 e podem ser adquiridos neste site.