Top

Theatro Municipal do Rio de Janeiro recebe “O Barbeiro de Sevilha” em curta temporada

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

“O Barbeiro de Sevilha” fica cartaz no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em novembro – Foto: Buda Mendes/Getty Images

Em novembro, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta “O Barbeiro de Sevilha”, de Gioachino Rossini, a ópera cômica que mais vezes subiu ao palco do Theatro, com quase 40 temporadas.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A ópera com melodias ágeis, ritmo frenético e situações hilariantes, tem agradado plateias do mundo todo por mais de dois séculos. As récitas acontecem nos dias 16 (ensaio aberto), 18, 20, 22 (fechado para escolas), 23 e 26 de novembro. Todas terão uma palestra gratuita uma hora antes das apresentações.

O enredo se passa em Sevilha, onde o Conde d’Almaviva se apaixona pela por Rosina, que no entanto vive praticamente prisioneira por causa do seu tutor, Dom Bartolo, que quer casar com ela e tem muito ciúme, mas seu interesse econômico é muito maior do que a verdadeira afeição.

A ópera de Gioachino Rossini acontece em dois atos, com libreto de Cesare Sterbini baseado na peça homônima de Beaumarchais. O título original da obra era “Almaviva, o sia l’inutile precauzione” (“Almaviva, ou seja, a precaução inútil”).

Com concepção e direção cênica de Julianna Santos, a apresentação no Theatro Municipal contará com os solistas Vinicius Atique (Figaro), Lara Cavalcanti (Rosina), Cintia Graton (Rosina – dia 22/11), Anibal Mancini (Almaviva), Saulo Javan (Don Bartolo), Murilo Neves (Don Basilio), Rose Provenzano-Páscoa (Berta), Leonardo Thieze (Fiorello) e Flávio Mello (Oficial) com Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal sob a direção musical e regência de Felipe Prazeres.

Os ingressos vão de R$ 20 a R$ 80 e podem ser adquiridos neste site.

Mais de Cultura