Cultura

Último trabalho de Jô Soares, “Gaslight” estreia no Procópio Ferreira, em SP

Share

Elenco da peça “Gaslight” – Foto: Divulgação

O espetáculo “Gaslight – uma Relação Tóxica”, último trabalho de Jô Soares antes de sua morte (em agosto passado), estreia no Teatro Procópio Ferreira nesta sexta-feira (09.09), em São Paulo. O elenco é formado por Érica Montanheiro, Giovani Tozi, Kéfera Buchmann, Leandro Lima e Neusa Maria Faro. “Este espetáculo será para ele. Ele está aqui. Eu vejo o Jô, seu humor, a paixão por mistérios, em certas falas”, conta Lima. “Era para ele estar aqui com a gente. Foi um choque imenso”, fala Kéfera, que conheceu Jô quando foi entrevistada por ele em 2015. A previsão é que fique em cartaz por, pelo menos, seis meses.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Com cenário de Marco Lima, figurino de Karen Brusttolin, iluminação de César Pivetti, e trilha sonora original de Ricardo Severo, a montagem era cuidada de perto por Jô Soares, que trabalhou na concepção da encenação até os últimos dias. A encenação já estava toda idealizada, inclusive o cenário, quando Jô partiu. Ele só não viu os atores caracterizados – o que aconteceu no ensaio fotográfico de 5 de agosto, evento que o diretor acompanharia por vídeo, do hospital onde estava internado. Uma teia de aranha de 14 metros vai tomar conta do palco todo, ideia do Jô para retratar a difícil situação em que a personagem se encontra envolvida, sem forças para se desvencilhar.

Peça “Gaslight” entra em cartaz a partir de 9 de setembro em São Paulo – Foto: Divulgação

A montagem foi escrita originalmente pelo dramaturgo britânico Patrick Hamilton (1904-1962), em 1938, um dos maiores sucessos da Broadway e que foi adaptada para o cinema em 1944, estrelada por Ingrid Bergman. Jô assinou a tradução, adaptação e direção do texto, com colaboração de Matinas Suzuki Jr e Mauricio Guilherme, parceiros de trabalhos anteriores. O espetáculo marcaria a volta de Jô aos palcos como diretor, quatro anos após dirigir e atuar em “A Noite de 16 de Janeiro”.

ADAPTAÇÃO
Baseada no filme homônimo sobre abuso psicológico nos relacionamentos afetivos, a peça retrata um casal em conflito, formado por Jack (Giovani Tozi) e Bella (Erica Montanheiro). A esposa sente que está ficando louca, mas ao buscar o amparo do companheiro para lidar com a suposta doença, encontra apenas a resistência do homem, que justifica não ter mais forças para lidar com a situação. A versão brasileira começou a ser gestada em 2018 em uma sessão de cinema no apartamento de Jô, quando o ator e idealizador do projeto Giovani Tozi, também produtor do projeto ao lado de Priscila Prade, realizou o convite.


SERVIÇO
“GASLIGHT, uma Relação Tóxica” (90 minutos)
Capacidade – 624 lugares, incluindo 07 poltronas para obesos e 12 lugares PCD
A partir de 9 de setembro, no Teatro Procópio Ferreira
Rua Augusta, 2823, Cerqueira César, São Paulo.

Sex., às 21h, sáb. às 18h e 21h, dom. às 19h.
Ingressos – Entre R$ 40 e R$ 150
Recomendado para maiores de 12 anos.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024