Top

Último trabalho de Jô Soares, “Gaslight” estreia no Procópio Ferreira, em SP

Elenco da peça “Gaslight” – Foto: Divulgação

O espetáculo “Gaslight – uma Relação Tóxica”, último trabalho de Jô Soares antes de sua morte (em agosto passado), estreia no Teatro Procópio Ferreira nesta sexta-feira (09.09), em São Paulo. O elenco é formado por Érica Montanheiro, Giovani Tozi, Kéfera Buchmann, Leandro Lima e Neusa Maria Faro. “Este espetáculo será para ele. Ele está aqui. Eu vejo o Jô, seu humor, a paixão por mistérios, em certas falas”, conta Lima. “Era para ele estar aqui com a gente. Foi um choque imenso”, fala Kéfera, que conheceu Jô quando foi entrevistada por ele em 2015. A previsão é que fique em cartaz por, pelo menos, seis meses.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Com cenário de Marco Lima, figurino de Karen Brusttolin, iluminação de César Pivetti, e trilha sonora original de Ricardo Severo, a montagem era cuidada de perto por Jô Soares, que trabalhou na concepção da encenação até os últimos dias. A encenação já estava toda idealizada, inclusive o cenário, quando Jô partiu. Ele só não viu os atores caracterizados – o que aconteceu no ensaio fotográfico de 5 de agosto, evento que o diretor acompanharia por vídeo, do hospital onde estava internado. Uma teia de aranha de 14 metros vai tomar conta do palco todo, ideia do Jô para retratar a difícil situação em que a personagem se encontra envolvida, sem forças para se desvencilhar.

Peça “Gaslight” entra em cartaz a partir de 9 de setembro em São Paulo – Foto: Divulgação

A montagem foi escrita originalmente pelo dramaturgo britânico Patrick Hamilton (1904-1962), em 1938, um dos maiores sucessos da Broadway e que foi adaptada para o cinema em 1944, estrelada por Ingrid Bergman. Jô assinou a tradução, adaptação e direção do texto, com colaboração de Matinas Suzuki Jr e Mauricio Guilherme, parceiros de trabalhos anteriores. O espetáculo marcaria a volta de Jô aos palcos como diretor, quatro anos após dirigir e atuar em “A Noite de 16 de Janeiro”.

ADAPTAÇÃO
Baseada no filme homônimo sobre abuso psicológico nos relacionamentos afetivos, a peça retrata um casal em conflito, formado por Jack (Giovani Tozi) e Bella (Erica Montanheiro). A esposa sente que está ficando louca, mas ao buscar o amparo do companheiro para lidar com a suposta doença, encontra apenas a resistência do homem, que justifica não ter mais forças para lidar com a situação. A versão brasileira começou a ser gestada em 2018 em uma sessão de cinema no apartamento de Jô, quando o ator e idealizador do projeto Giovani Tozi, também produtor do projeto ao lado de Priscila Prade, realizou o convite.


SERVIÇO
“GASLIGHT, uma Relação Tóxica” (90 minutos)
Capacidade – 624 lugares, incluindo 07 poltronas para obesos e 12 lugares PCD
A partir de 9 de setembro, no Teatro Procópio Ferreira
Rua Augusta, 2823, Cerqueira César, São Paulo.

Sex., às 21h, sáb. às 18h e 21h, dom. às 19h.
Ingressos – Entre R$ 40 e R$ 150
Recomendado para maiores de 12 anos.

Mais de Cultura