Top

Caminho Niemeyer, em Niterói, recebe mostra sobre preservação dos oceanos

Exposição gratuita “Niterói na Década do Oceano” integra o Caminho Niemeyer de 9 de setembro a 9 de outubro – Foto: Divulgação

O Caminho Niemeyer, conjunto de equipamentos culturais projetados pelo arquiteto em Niterói (RJ), recebe em sua cúpula a exposição “Niterói na Década do Oceano”, de 9 de setembro a 9 de outubro, com entrada gratuita.

A programação é dividida em cinco frentes: a exposição de quadros da série “Mares e Corais”, com 37 pinturas da artista visual niteroiense Cris Duarte, além de suas artes digitais, uma área imersiva com projeções de imagens e sons do oceano, instalação de esculturas feitas com materiais recicláveis, a apresentação de uma performance, onde artistas irão reverberar a experiência oceânica da exposição através de seus corpos, além de extensa agenda de palestras e oficinas sobre ciência oceânica.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Artista visual Cris Duarte, que apresenta os quadros da série “Mares e Corais” – Foto: Divulgação

Promovida pela Prefeitura de Niterói e pela Secretaria Municipal das Culturas, com produção do Centro de Investigação Artística, a mostra que chega ao Caminho Niemeyer é parte integrante de um projeto maior: “Cidades na Década do Oceano”, que integra a agenda global da “Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável”, coordenada pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Cris acredita que a arte assume importante papel nesta empreitada, como um dos canais eficazes para transmitir ideias e informações, despertando no público a conscientização sobre a questão da preservação dos oceanos. Em suas obras, a artista explora temas como uma praia, o mar revolto, um céu incrível, um recife de corais, o reflexo da água ou um veleiro em alto-mar.

“A ideia é que as pinturas gerem no público um sentimento de amor pelos oceanos. Quero usar a arte para chamar a atenção para este tema maior, que é a sustentabilidade, e que envolve ciência, política, tecnologia e ações governamentais”, destaca.

A mostra faz parte do projeto “Cidades na Década do Oceano”, com apoio da Unesco – Foto: Divulgação

De acordo com Marcia Marschhausen, responsável pela curadoria da exposição, neste trabalho Cris promove um diálogo com a realidade mundial, provocando a reflexão sobre os limites de atuação do artista e sobre o conceito de vanguarda.

“O Caminho Niemeyer é um espaço público, localizado no Centro da cidade, e tem como principal objetivo atrair não só os niteroienses, como também os turistas, levando entretenimento, cultura e lazer para todos”, destaca Bárbara Siqueira, presidente do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer.

Mais de Cultura