Top

Niterói: exposição montada em containers marítimos abre no Horto do Fonseca

“Operários”, de Tarsila do Amaral, 1933 – Foto: Divulgação

“A vida é produto de conexões. Nada existe no universo de forma absoluta ou independente. Tudo se interliga e se mantém graças aos laços que tecem a cadeia infinita do pulsar da vida em suas múltiplas formas. O infinito e encantador mundo de conexões de diferentes ordens é o tema da nossa exposição.” Assim, a curadora Carmen Lucia de Azevedo apresenta o projeto “Conexões”, uma exposição de imagens e fotografias, montada no interior de containers marítimos, instalados no Horto do Fonseca, espaço público da cidade de Niterói, Rio de Janeiro. A forma de apresentação revela a proposta de intervenção no ambiente urbano.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Com visitação gratuita, a exposição abre neste sábado (16.07), às 16h, com apresentação musical da Orquestra da Grota. O público poderá percorrer o espaço expositivo para conhecer a mostra, com o acompanhamento de monitores/arte-educadores, também para orientar pessoas com necessidades especiais. Às 18h, será exibida uma projeção de fotos da Sociedade Fluminense de Fotografia. Com forte viés educativo, “Conexões” dispõe de conteúdo cultural de qualidade, com informações de história e memórias das cidades do Rio de Janeiro e Niterói, paisagens de ambas e da Baía de Guanabara, referências e símbolos culturais que marcaram o período moderno da civilização, conexões da vida em sociedade.

Praia de Icaraí e ponte Rio-Niterói – Foto: Manoel Moraes Junior, 2020

A mostra fica em cartaz até16 de outubro, de terça a domingo, das 10h às 19h, e conta com monitoria para recepcionar os visitantes, além de uma série de ações educativo-culturais direcionadas a estudantes e professores de ensino fundamental, além de material para ser acessado no site do projeto: https://projetoconexoes.com.br/.

Vista aérea do Museu de Arte Contemporânea de Niterói – obra arquitetônica de Oscar Niemeyer – Foto: Luca Atalla

Os visitantes terão acesso a uma cronologia da construção da Ponte Rio-Niterói, inaugurada em 1974. Uma conexão que, antes de sua existência, esteve muito presente no imaginário da população dessas duas cidades: Rio de Janeiro e Niterói. O projeto tem patrocínio da EcoPonte, concessionária integrante do Grupo EcoRodovias, uma das maiores companhias de infraestrutura do Brasil, que opera o trecho Rio-Niterói. Realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, é uma produção da Pas de Deux Projetos. Mostra antecipa as comemorações do cinquentenário da Ponte Rio-Niterói.

Mais de Cultura