Cultura

Parque de Ideias incentiva programação cultural no centro e periferia do Rio

Share

Roda de conversa com Gilberto Gil no Parque de Ideias – Foto: Michelle Castilho

Rap, funk, MPB, teatro e literatura. Do sarau ao slam. Tudo em um só lugar. Alguns diriam que são coisas opostas, que não conversam, mas a iniciativa Parque de Ideias vem para provar justamente que a cultura é uma só e deve ser acessada por todos. O projeto incentiva programação cultural em bibliotecas públicas no Rio de Janeiro – incluindo as unidades do Centro, Manguinhos e Rocinha – e já reuniu nomes como Gilberto Gil e Letrux.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O Parque surgiu da vontade de Marcio Debellian, idealizador e fundador do projeto, de devolver vida à Biblioteca Parque Estadual, no centro do Rio. Inaugurada em 2014, impulsionada pelo boom de investimentos em equipamentos culturais no período anterior às Olimpíadas e à Copa do Mundo, sediadas na cidade naquele ano, a biblioteca ficou fechada ao público de 2016 a 2018, quando reabriu parcialmente.

“A biblioteca ficou fechada por mais de dois anos, abriu em horário reduzido, e eu passava por ali e pensava que é um lugar incrível, merece ter uma programação gratuita, forte”, comenta Debellian. “Fiquei com isso na cabeça e comecei a correr atrás de um apoio para a gente criar uma programação gratuita de atividades culturais.”

Marcio Debellian, produtor, diretor e fundador do projeto Parque de Ideias – Foto: Jorge Bispo

Atualmente, a programação, totalmente gratuita, inclui shows, espetáculos de teatro, rodas de samba, painéis de discussão, oficinas e até mesmo cursos. “Eu queria fazer um projeto que não cobrasse nem cinco reais de bilheteria. Pode ser um show que teve no Circo Voador e custava mais de cem reais ou cursos com professores da PUC, lá vai ser de graça”, explica o criador.

Com atividades presenciais, a proposta é levar as pessoas ao espaço público, fazendo com que diferentes regiões da cidade sejam ocupadas por várias parcelas da população. “A gente não quis começar enquanto a pandemia não permitisse justamente porque é essa ideia de ocupação física, de descobrirem aquele espaço.”

“Existe um desejo de chamar artistas do rap, artistas do funk, para ocupar um espaço dentro de uma biblioteca. A gente quer que pessoas de um gênero musical que talvez sofram algum tipo de preconceito frequentem a biblioteca, apesar de algumas pessoas falarem que esses gêneros não são diretamente ligados à literatura”, afirma.

Entre os convidados, o Parque de Ideias já recebeu Gilberto Gil, que participou da série de conversas sobre literatura, “Ilustre Leitor”, e elegeu dez livros que foram fundamentais em sua formação artística e que não podem faltar no acervo da biblioteca, como “Toda Poesia” de Paulo Leminski e “Além do Bem e do Mal”, de Friedrich Nietzsche.

Espetáculo “Línguas & Poesias”, de Letrux, na Biblioteca Parque do Centro – Foto: Michelle Castilho

No começo de agosto, o espetáculo “Línguas & Poesias”, de Letrux, também passou pelo espaço, levando canções e poesias em cinco diferentes idiomas: português, inglês, francês, espanhol e italiano. Além da artista, já subiram ao mesmo palco nomes como Zélia Duncan, Rico Dalasam, Jéssica Ellen e Mart’nália, entre outros.

Debellian, que também é diretor de cinema e esteve por trás de documentários como “Fevereiros”, que homenageia a cantora Maria Bethânia, também tem uma preocupação de incluir filmes na programação. Em outubro, o calendário de atividades passa a incluir o Festival do Rio, considerado um dos maiores não só do Brasil como da América Latina.

Agora, o desafio é manter a longevidade do projeto, que por enquanto tem patrocínio garantido apenas até dezembro deste ano. “Em políticas públicas, a gente tem sempre uma questão que é a descontinuidade. Você começa um projeto, entende o território, e aí ele não segue e você tem que voltar do zero”, diz o fundador.

A gente está nessa posição de abrir caminhos porque incentivamos a ocupação desse espaço de maneira cultural novamente. Tem esse legado de falar: ‘população, fazedores de cultura, olhem só esse espaço, ele está recebendo programação de novo, vamos ocupá-lo?’ Queria que isso ficasse de legado do projeto.

No futuro, quem sabe, a iniciativa pode ser replicada em outros municípios e regiões do país. Debellian já chegou a ser consultado por centros culturais de outras cidades fluminenses interessadas no tipo de programação que ele oferece no Parque de Ideias. Por ora, a sementinha já foi plantada.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024