Cultura

Quem é Saidiya Hartman, primeira autora confirmada para a Flip 2022

Share

Autora norte-americana Saidiya Hartman estuda “sobrevida da escravidão” e é professora na Universidade de Columbia, em Nova York | Foto: Divulgação/Flip

A 20ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que ocorre de 23 a 27 de novembro, já tem a primeira autora confirmada: a norte-americana Saidiya Hartman. Com especialização em literatura e história afro-americana, a escritora também é professora da Universidade Columbia, em Nova York.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Seu trabalho se dedica a pensar a “sobrevida da escravidão” em obras como “Perder a mãe: Uma jornada pela rota atlântica da escravidão”, publicada no Brasil pela editora Bazar do Tempo. O conceito é caracterizado pela presença duradoura da violência racializada da escravidão ainda presente na sociedade contemporânea.

“Esta é a sobrevida da escravidão: oportunidades de vida distorcidas, acesso limitado à saúde e educação, morte prematura, encarceramento e empobrecimento. Eu também sou a sobrevida da escravidão”, reflete a pensadora, que viajou à África para aumentar sua compreensão sobre as questões raciais e sociais e voltou também com uma bagagem de autoconhecimento.

Em nota divulgada no domingo (24.07), o diretor artístico da Flip, Mauro Munhoz, afirmou que “um projeto estético como o de Hartman tem muito a contribuir com a discussão sobre o que, no contato com a leitura, pode tornar-se visível e para quem”.

Seu primeiro livro publicado, “Cenas de Sujeição” examina a intersecção entre escravidão, gênero e o desenvolvimento do progressismo nos Estados Unidos por meio da exploração de genealogias, memória e efeitos do racismo. A obra chega ao Brasil neste ano, publicada pela editora Bazar do Tempo em coedição com a Crocodilo.

Um dos fatores que fazem seu trabalho ser tão relevante é o fato de quebrar as paredes muitas vezes impermeáveis do mundo acadêmico. Ao contestar “o poder e a autoridade dos arquivos”, suas pesquisas rejeitam a rigidez da escrita da academia e inspiram outros artistas, inclusive da cultura pop. Em 2017, ela apareceu no clipe de “4:44”, do rapper Jay-Z.

Para mais informações sobre a Flip, que retoma as ruas de Paraty após dois anos de formato híbrido, acesse o site oficial do evento.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024