Top

Quem é Saidiya Hartman, primeira autora confirmada para a Flip 2022

Saidiya Hartman, autora confirmada na Flip

Autora norte-americana Saidiya Hartman estuda “sobrevida da escravidão” e é professora na Universidade de Columbia, em Nova York | Foto: Divulgação/Flip

A 20ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que ocorre de 23 a 27 de novembro, já tem a primeira autora confirmada: a norte-americana Saidiya Hartman. Com especialização em literatura e história afro-americana, a escritora também é professora da Universidade Columbia, em Nova York.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Seu trabalho se dedica a pensar a “sobrevida da escravidão” em obras como “Perder a mãe: Uma jornada pela rota atlântica da escravidão”, publicada no Brasil pela editora Bazar do Tempo. O conceito é caracterizado pela presença duradoura da violência racializada da escravidão ainda presente na sociedade contemporânea.

“Esta é a sobrevida da escravidão: oportunidades de vida distorcidas, acesso limitado à saúde e educação, morte prematura, encarceramento e empobrecimento. Eu também sou a sobrevida da escravidão”, reflete a pensadora, que viajou à África para aumentar sua compreensão sobre as questões raciais e sociais e voltou também com uma bagagem de autoconhecimento.

Em nota divulgada no domingo (24.07), o diretor artístico da Flip, Mauro Munhoz, afirmou que “um projeto estético como o de Hartman tem muito a contribuir com a discussão sobre o que, no contato com a leitura, pode tornar-se visível e para quem”.

Seu primeiro livro publicado, “Cenas de Sujeição” examina a intersecção entre escravidão, gênero e o desenvolvimento do progressismo nos Estados Unidos por meio da exploração de genealogias, memória e efeitos do racismo. A obra chega ao Brasil neste ano, publicada pela editora Bazar do Tempo em coedição com a Crocodilo.

Um dos fatores que fazem seu trabalho ser tão relevante é o fato de quebrar as paredes muitas vezes impermeáveis do mundo acadêmico. Ao contestar “o poder e a autoridade dos arquivos”, suas pesquisas rejeitam a rigidez da escrita da academia e inspiram outros artistas, inclusive da cultura pop. Em 2017, ela apareceu no clipe de “4:44”, do rapper Jay-Z.

Para mais informações sobre a Flip, que retoma as ruas de Paraty após dois anos de formato híbrido, acesse o site oficial do evento.

Mais de Cultura