Cultura

Livros homenageiam Caetano Veloso no ano em que completa 80 anos

Share

Capa do livro “Lado C — A trajetória musical de Caetano Veloso até a reinvenção com a bandaCê” | Divulgação

Caetano Veloso é um dos nomes mais conhecidos e importantes da música brasileira. Com uma carreira que ultrapassa cinco décadas, ele se mantém atual e relevante para compreendermos não só a nossa arte, mas nosso país.

No ano em que o artista completa 80 anos, vários livros buscam recuperar sua obra e trajetória. Com lançamento em 29 de julho, a obra “Lado C — A trajetória musical de Caetano Veloso até a reinvenção com a bandaCê”, escrito pelos pesquisadores Luiz Felipe Carneiro e Tito Guedes, foca em sua relação com o trio Marcelo Callado, Pedro Sá e Ricardo Dias Gomes, com quem lançou três discos de 2006 a 2012.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

No mesmo dia, será lançada outra obra sobre Caetano: “Letras”, livro organizado por Eucanaã Ferraz, reúne todas as letras escritas pelo compositor, com mais de 300 composições que dão conta de toda a produção do artista, incluindo as feitas para trilhas sonoras e registradas em álbuns de outros intérpretes.

Em agosto, outras duas obras em homenagem ao artista chegam ao mercado editorial brasileiro. “Lançar Mundos no Mundo: Caetano Veloso e o Brasil”, de Guilherme Wisnik, com lançamento em 5 de agosto, procura dar conta da complexidade de sua obra, entrelaçando seu perfil biográfico e intelectual ao estudo aprofundado dos aspectos que envolvem todos os discos, como os momentos históricos em que estão inseridos e suas relações Caetano com outros músicos nacionais e estrangeiros.

Em 8 de agosto, “Outras Palavras: Seis Vezes Caetano”, de Tom Cardoso, chega às livrarias. A obra, que é um ensaio, e não biografia, segundo o próprio autor, documenta o baiano de Santo Amaro enquanto um personagem em construção e repleto de contradições, característica que se reflete no título. “Seis Vezes Caetano” compreende vários lados de sua figura: “o santo-amarense”, “o polêmico”, “o líder”, “o vanguardista”, “o amante” e “o político”.

Feito ao longo de dois anos de apuração, a obra teve pesquisas em arquivos de grandes jornais e da mídia independente, incluindo ainda anexos como notas, discografia e bibliografia.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024