Top

Livros homenageiam Caetano Veloso no ano em que completa 80 anos

Livro Lado C, que conta a trajetória de Caetano Veloso com a bandeCê

Capa do livro “Lado C — A trajetória musical de Caetano Veloso até a reinvenção com a bandaCê” | Divulgação

Caetano Veloso é um dos nomes mais conhecidos e importantes da música brasileira. Com uma carreira que ultrapassa cinco décadas, ele se mantém atual e relevante para compreendermos não só a nossa arte, mas nosso país.

No ano em que o artista completa 80 anos, vários livros buscam recuperar sua obra e trajetória. Com lançamento em 29 de julho, a obra “Lado C — A trajetória musical de Caetano Veloso até a reinvenção com a bandaCê”, escrito pelos pesquisadores Luiz Felipe Carneiro e Tito Guedes, foca em sua relação com o trio Marcelo Callado, Pedro Sá e Ricardo Dias Gomes, com quem lançou três discos de 2006 a 2012.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

No mesmo dia, será lançada outra obra sobre Caetano: “Letras”, livro organizado por Eucanaã Ferraz, reúne todas as letras escritas pelo compositor, com mais de 300 composições que dão conta de toda a produção do artista, incluindo as feitas para trilhas sonoras e registradas em álbuns de outros intérpretes.

Em agosto, outras duas obras em homenagem ao artista chegam ao mercado editorial brasileiro. “Lançar Mundos no Mundo: Caetano Veloso e o Brasil”, de Guilherme Wisnik, com lançamento em 5 de agosto, procura dar conta da complexidade de sua obra, entrelaçando seu perfil biográfico e intelectual ao estudo aprofundado dos aspectos que envolvem todos os discos, como os momentos históricos em que estão inseridos e suas relações Caetano com outros músicos nacionais e estrangeiros.

Em 8 de agosto, “Outras Palavras: Seis Vezes Caetano”, de Tom Cardoso, chega às livrarias. A obra, que é um ensaio, e não biografia, segundo o próprio autor, documenta o baiano de Santo Amaro enquanto um personagem em construção e repleto de contradições, característica que se reflete no título. “Seis Vezes Caetano” compreende vários lados de sua figura: “o santo-amarense”, “o polêmico”, “o líder”, “o vanguardista”, “o amante” e “o político”.

Feito ao longo de dois anos de apuração, a obra teve pesquisas em arquivos de grandes jornais e da mídia independente, incluindo ainda anexos como notas, discografia e bibliografia.

Mais de Cultura