Cultura

1° Salão de Arte Homoerótica abre na semana do orgulho LGBTQIA+

Share

Obra de Daniel Jaen – Foto: Divulgação

O 1° Salão de Arte Homoerótica – Vórtice abre no dia 16 de junho (quinta-feira), a partir das 11h, no Vórtice Cultural, que fica no Edifício Vera, na Rua Álvares Penteado, 87, 7º andar (próximo ao CCBB), no Centro de São Paulo. A iniciativa acontece na semana em que se comemora o orgulho LGBTQIA+, e ficará em cartaz até 30 de julho.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A iniciativa do 1° Salão de Arte Homoerótica é do espaço cultural independente Vórtice, instalada no centro cultural Edifício Vera, que reúne, desde 2021, ateliês, produtoras e exposições de arte na região da Sé. O salão abriga seis artistas que têm em comum o universo gay apresentado com enfoques em sensualidade, transgressão, violência e desejo na masculinidade contemporânea. Com curadoria de Paulo Cibella, que também participa da mostra, fazem parte do Salão os artistas brasileiros Daniel Jaen, Hanz Ronald, Helton Aversa Gutierrez, Paulo Cibella e Paulo Jorge Gonçalves, além do mexicano Félix D’Eon.

A arte homoerótica faz parte daquele universo de objetos que não ganham imediata adesão dos espectadores, seja por meio da ótica estética, política ou moral. Ela retrata assuntos incômodos à grande audiência por tratar de temas de gênero e sensualidade, colocando o corpo masculino, no caso, como lugar de desejo e gozo, e também como representação social e política. Estes parâmetros sobre o homoerotismo estão representados no 1° Salão de Arte Homoerótica – Vórtice, que dá visibilidade ao que se esconde por trás de preconceitos e de uma moral heteronormativa.

Daniel Jaen

Investigar o corpo e questionar a imagem do homem na sociedade atual são os pontos fortes das pinturas de Daniel Jaen, brasileiro radicado em Londres. As pinceladas dinâmicas e fragmentadas invocam a fragilidade e a sensibilidade masculinas, alcançando dimensões psicológicas e emocionais. O artista coloca sua própria sexualidade em jogo e diz estar “criando novas visões do homem neste mundo abrupto”. O artista brasileiro vive e trabalha em Londres.

Obra de Félix D’Eon – Foto: Divulgação

Felix D’Eon

“Procuro modelos das diferentes comunidades que represento, e peço permissão para contar suas histórias e pintar suas fantasias”. O traço retrô das ilustrações do mexicano Felix D’eon é uma espécie de isca que leva o observador a questões urgentes da arte contemporânea, como raça, gênero e ancestralidade. A subversão de estilos antigos apresenta uma visão autoral de amor e sensibilidade queer, que engloba suas tradições mestiças, brancas, latinas e americanas nativas. O artista vive e trabalha na Cidade do México.

Obra de Hanz Ronald – Foto: Divulgação

Hanz Ronald

Visceralidade e sensibilidade são opostos que se atraem na obra de Hanz Ronald. A transgressão é marca forte das atuais pinturas onde o cu figura como espaço político. Ainda que posicione o corpo como paisagem, o artista escancara literalmente o que não se quer ver. O prazer erótico é a questão a ser vista, debatida e sentida, principalmente. Ronald continua sua viagem rumo às entranhas, ao núcleo do homem contemporâneo. Natural de Ribeirão Preto, atualmente vive e trabalha em São Paulo.

Helton Aversa Gutierrez

“Penso que o afeto entre homens é delicioso e é papel do artista refletir os momentos, os tempos, os amores, os deleites e a humanidade”. O corpo é sujeito e objeto, é sensível e marcado por relações socioculturais e políticas. É o próprio corpo do artista que se revela em fotoperformances, que vão além do erotismo e se prolongam na fragmentação do homem pós-moderno. Sensibilidade e sensualidade também andam juntas em pinturas, aquarelas, objetos, bordados e costuras. Vive e trabalha em Piracicaba, interior de São Paulo.

Paulo Cibella

“Apresento momentos únicos e espontâneos que geram imagens reveladoras, com recortes corajosos e por vezes perturbadores”. As fotografias apresentadas por Paulo Cibella são instantâneos da pandemia e do isolamento forçado. Fetiches e pulsões antes controlados pelo olhar da convivência coletiva, emergem visceralmente em orgias por toda metrópole. Em polaroids documentais, o artista relata, entre outras coisas, urofagia e fisting. A isto somam-se retículas que capturam o exibicionismo na internet. Vive e trabalha em São Paulo.

Obra de Psulo Jorge Gonçalves – Foto: Divulgação

Paulo Jorge Gonçalves

“Pinto e escrevo palavras aparentemente meigas, mas que são ácidas quando digeridas nas entrelinhas de um Brasil homofóbico.” Prostituição masculina, violência, homofobia e pornografia são temas pesados que ganham uma aparente leveza através de bordados, que o artista cria a partir de imagens da internet. O artista vive e trabalha no Rio de Janeiro.

Visitas privadas por agendamento pelo e-mail info@vorticecultural.com, às segundas e terças-feiras. Visitas guiadas pelo curador aos sábados, das 14h às 15h.
Faixa etária: maiores de 18 anos.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024