Cultura

Dennis Pinheiro fala sobre o espetáculo “Cabaret dos Bichos”, adaptação do clássico de George Orwell

Share

Dennis Pinheiro como Richard do Ópio – Foto: Ronaldo Gutierrez

Considerada pela “Times” como uma das cem melhores obras da literatura inglesa, o clássico “Revolução dos Bichos”, de George Orwell, recebeu uma nova adaptação e está em cartaz no Teatro Núcleo Experimental até 22 de junho. O espetáculo “Cabaret dos Bichos”, com direção geral de Zé Henrique de Paula e direção musical de Fernanda Maia, transforma a fazenda em um cabaré, criando personas que assumem o lugar dos animais. Dennis Pinheiro é Richard do Ópio, persona do tirano porco Napoleão, e dá detalhes do que podemos esperar da produção.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“É o principal antagonista da obra original, o porco que assume a granja após a revolução. A peça é inspirada nos cabarés alemães do início do século 20, e traz temas bem atuais”, diz.

Realizar o papel de vilão era um desejo antigo do ator, que vê na oportunidade a chance de mostrar uma personalidade bem oposta à sua. “É um grande desafio, mas é uma delícia. Quando olho para a plateia e vejo que eles estão com ódio do meu personagem em cena, sinto que cumpri bem o papel.”

Dennis Pinheiro – Foto: Oseias Barbosa

A adaptação remove os “bichos” da parte visual, transformando-os em personas (como Richard do Ópio). “Não existe ninguém com figurino de animal, ou maquiagem que remeta a isso. O próprio texto dá conta disso. Apesar dessa mudança, a essência da história permanece”, esclarece.

Assim como o clássico de Orwell, a peça é uma metáfora sobre a ambição do ser humano, e tem no seu desfecho um dos momentos mais chocantes.

“Cabarés são utilizados como forma de denúncia social e política de forma irreverente e direta. Utilizando da sensualidade, mostramos uma ferida aberta. Tenho certeza que o público vai ficar abismado com o que acontece, principalmente quem não conhece a obra original. No fim, vemos que não há tanta diferença entre os porcos e os humanos.”

O livro mostra um retrato fiel do surgimento de líderes autoritários, que usam da ignorância e alienação política para se estabelecerem e controlarem a vida da população. “Acho que a mensagem que queremos quer passar é: tenha senso crítico, opinião e saiba se posicionar. Os tiranos estão sempre à espreita, prontos para assumir o poder.” 

Teatro do Núcleo Experimental – Rua Barra Funda, 637, Barra Funda, São Paulo.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024