Cultura

OCAM traz obras de Villa-Lobos, Stravinsky, Mozart e Camargo Guarnieri

Share

Orquestra de Câmara da ECA- USP (OCAM) – Foto: Marcelo Macauê

No mês de maio, a Orquestra de Câmara da ECA/USP (OCAM), formada por jovens estudantes de música, fará duas apresentações em São Paulo. A primeira,  no dia 27 de maio, tem entrada solidária e acontece no Anfiteatro Camargo Guarnieri; a segunda, no dia 29 de maio, ocorre no Grande Auditório do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp).

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Após os concertos de abertura da temporada no mês de abril, a OCAM volta aos palcos no mês de maio trazendo um repertório com diálogos entre o classicismo e a modernidade: as Bachianas Brasileiras nº 9, de Heitor Villa-Lobos, as Danses Concertantes, de Igor Stravinsky, a Sinfonia nº 1 em Mi bemol Maior, de Wolfgang Amadeus Mozart e o Concertino para Piano e Orquestra de Câmara, de Camargo Guarnieri. O concerto tem regência de André Bachur, regente adjunto da OCAM desde 2020, e tem como solista convidado o premiado pianista Cristian Budu.

Tido pela revista inglesa Gramophone como um dos melhores intérpretes de Chopin e Beethoven e vencedor do Concurso Internacional Clara Haskil (uma das premiações mais importantes no universo do piano clássico internacional), Cristian Budu é um dos pianistas mais destacados de sua geração. Suas interpretações vêm conquistando público e crítica pelo mundo com sua profundidade e originalidade, além de sua marcante excelência musical.

Com a OCAM, Cristian interpreta o alegre e brilhante Concertino para piano e orquestra de câmara de Mozart Camargo Guarnieri, obra escrita em 1961, representando a postura nacionalista do compositor. O Concertino traz uma uma atmosfera alegre, que intercala momentos ora rítmicos, ora chorados até momentos mais densos e complexos.

De um outro Mozart, desta vez o austríaco Wolfgang Amadeus,  a orquestra apresenta a Sinfonia n.1, obra muito pouco tocada que o compositor escreveu, muito provavelmente, aos 8 anos de idade. A obra nos mostra as primeiras incursões do músico prodígio pelo universo sinfônico, trazendo uma teia musical transparente e equilibrada com energia e humor.

Abre o concerto as Bachianas Brasileiras nº 9, obra que Heitor Villa-Lobos escreveu em 1945 para orquestra de cordas, sob inspiração da escrita contrapontística do alemão Johann Sebastian Bach. Representante principal da música na semana de arte moderna de 1922, Villa-Lobos mistura a linguagem clássica de Bach com melodias e sonoridades brasileiras, em uma forma típica da música barroca: o Prelúdio e a Fuga.

Completando o programa, a orquestra apresenta outra obra moderna de inspiração clássica: as Danses Concertantes de Igor Stravinsky, escritas entre 1940 e 1942 nos Estados Unidos, onde o compositor russo viveu após fugir de uma Europa em guerra. A obra representa o estilo neo-clássico de Stravinsky, levando uma relação muito próxima com a dança, embora escrita para ser apresentada em concerto.

Com entrada gratuita solidária para o concerto no Anfiteatro Camargo Guarnieri, que acontece às 20h, os ingressos para o Grande Auditório do Masp são vendidos a R$ 30 – tendo direito a meia entrada – e podem ser adquiridos pelo site do Masp.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024