Top

OCAM traz obras de Villa-Lobos, Stravinsky, Mozart e Camargo Guarnieri

Orquestra de Câmara da ECA- USP (OCAM) – Foto: Marcelo Macauê

No mês de maio, a Orquestra de Câmara da ECA/USP (OCAM), formada por jovens estudantes de música, fará duas apresentações em São Paulo. A primeira,  no dia 27 de maio, tem entrada solidária e acontece no Anfiteatro Camargo Guarnieri; a segunda, no dia 29 de maio, ocorre no Grande Auditório do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp).

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Após os concertos de abertura da temporada no mês de abril, a OCAM volta aos palcos no mês de maio trazendo um repertório com diálogos entre o classicismo e a modernidade: as Bachianas Brasileiras nº 9, de Heitor Villa-Lobos, as Danses Concertantes, de Igor Stravinsky, a Sinfonia nº 1 em Mi bemol Maior, de Wolfgang Amadeus Mozart e o Concertino para Piano e Orquestra de Câmara, de Camargo Guarnieri. O concerto tem regência de André Bachur, regente adjunto da OCAM desde 2020, e tem como solista convidado o premiado pianista Cristian Budu.

Tido pela revista inglesa Gramophone como um dos melhores intérpretes de Chopin e Beethoven e vencedor do Concurso Internacional Clara Haskil (uma das premiações mais importantes no universo do piano clássico internacional), Cristian Budu é um dos pianistas mais destacados de sua geração. Suas interpretações vêm conquistando público e crítica pelo mundo com sua profundidade e originalidade, além de sua marcante excelência musical.

Com a OCAM, Cristian interpreta o alegre e brilhante Concertino para piano e orquestra de câmara de Mozart Camargo Guarnieri, obra escrita em 1961, representando a postura nacionalista do compositor. O Concertino traz uma uma atmosfera alegre, que intercala momentos ora rítmicos, ora chorados até momentos mais densos e complexos.

De um outro Mozart, desta vez o austríaco Wolfgang Amadeus,  a orquestra apresenta a Sinfonia n.1, obra muito pouco tocada que o compositor escreveu, muito provavelmente, aos 8 anos de idade. A obra nos mostra as primeiras incursões do músico prodígio pelo universo sinfônico, trazendo uma teia musical transparente e equilibrada com energia e humor.

Abre o concerto as Bachianas Brasileiras nº 9, obra que Heitor Villa-Lobos escreveu em 1945 para orquestra de cordas, sob inspiração da escrita contrapontística do alemão Johann Sebastian Bach. Representante principal da música na semana de arte moderna de 1922, Villa-Lobos mistura a linguagem clássica de Bach com melodias e sonoridades brasileiras, em uma forma típica da música barroca: o Prelúdio e a Fuga.

Completando o programa, a orquestra apresenta outra obra moderna de inspiração clássica: as Danses Concertantes de Igor Stravinsky, escritas entre 1940 e 1942 nos Estados Unidos, onde o compositor russo viveu após fugir de uma Europa em guerra. A obra representa o estilo neo-clássico de Stravinsky, levando uma relação muito próxima com a dança, embora escrita para ser apresentada em concerto.

Com entrada gratuita solidária para o concerto no Anfiteatro Camargo Guarnieri, que acontece às 20h, os ingressos para o Grande Auditório do Masp são vendidos a R$ 30 – tendo direito a meia entrada – e podem ser adquiridos pelo site do Masp.

Mais de Cultura