Cultura

Grátis: Sesc Pinheiros apresenta o grupo circense Rainhas do Radiador

Share

Foto: Ricardo Avellar

No mês de abril de 2022, o coletivo de palhaçaria feminina Rainhas do Radiador realiza uma temporada gratuita no Sesc Pinheiros, que fica na Rua Pais Leme, 195, Pinheiros, São Paulo – SP. O coletivo Rainhas do Radiador, que é formado por Loi Lima, Aline Hernandes e Ana Pessoa, duas palhaças LGBTs e uma negra, pesquisa a comicidade física feita por mulheres. Por meio de esquetes, acrobacias e cenas clássicas, as artistas usam de suas excentricidades e irreverência, não apenas para colocar mulheres dissidentes da norma em foco, mas também questionar a ausência e até o apagamento histórico de tantas outras figuras. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Nos dias 16, 17 e 21 de abril (sábado, domingo e quinta-feira – feriado), às 16h, o grupo apresenta o espetáculo “Raiow Rainhas”. A montagem retrata personagens extravagantes com números de habilidades que exaltam a potência presente em todo ser humano, subvertendo o que seria motivo de submissão, vergonha, exclusão, para que se tornem a potência máxima de um show criativo e muito divertido. 

Com direção de Geisa Helena, da Trupe Koskowisck, a peça é inspirada em figuras que fizeram história no circo, porém nunca tiveram este lugar de importância devidamente reconhecido, como as mulheres da Luta Livre, modalidade que ficou mundialmente conhecida com pouca visibilidade para a versão feminina.

Foto: Ricardo Avellar

Unindo palhaçaria, música, mágica, acrobacias e luta livre, a peça é uma brincadeira com os antigos “Circos de Parque” com figuras pouco convencionais, re-identificando-as com os atuais “excluídos” e “rejeitados” da sociedade. 

E nos dias 23 e 24 de abril (sábado e domingo), às 16h, o grupo apresenta “Quizumba”, que conta a saga de Ursa Maior, uma palhaça negra, dona de seu próprio circo, que apresenta um espetáculo apenas com a ajuda da sua companheira, uma capivara nada comum.

Utilizando palhaçaria, música, manipulação de bonecos e outros elementos, o espetáculo é um solo da palhaça Loi Lima, com direção de Renato Ribeiro, que homenageia, de forma lúdica e divertida, importantes figuras negras que influenciaram os rumos das cenas circenses. Além de propor uma reflexão sobre a forte influência desses artistas, também destaca a potência feminina negra na reinvenção das realidades, principalmente na  construção do circo brasileiro.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024