Cultura

Fernanda Naman estreia exposição inédita em SP

Share

Fernanda Naman – Foto: Divulgação

Fernanda Naman, fotógrafa conhecida pelas suas obras contendo abstração e múltiplas composições, estreia exposição inédita no Espaço Rabieh+, em São Paulo, até 9 de abril, com curadoria de Carolline Lauriano. A mostra busca reunir as séries “Extremos e Floating”, em apenas uma, orientando o público a uma nova fase do trabalho de Fernanda, que já expôs no Brasil, nos Estados Unidos e na Itália. Na série “Extremos”, por meio das diferentes texturas e temperaturas imagéticas, uma variação tonal em escalas e tempos, com momentos de silêncio e momentos de sonância, a artista cria um diálogo entre dois polos aparentemente distintos e busca revelar as semelhanças existentes nas diferenças de cada um.

Já em “Floating”, ela retrata em detalhes diversas bolhas que ocupam o espaço da imagem, causando variações de cor e luz conforme surgem na fotografia e desenvolve questionamentos acerca de sermos todos iguais, porém tão diferentes, confinados dentro de um mesmo sistema, ainda que com infinitas particularidades.

Foto: Divulgação

Essa união é especial porque marca um momento de reflexão bastante importante na vida de Fernanda, que tem seu trabalho exposto nas principais galerias de arte e na casa de artistas e influenciadores digitais, como Claudia Raia, Silvia Braz, Lelê Saddi e Lala Rudge.

“Depois de tudo que passamos com a pandemia, trazer de volta dois trabalhos tão importantes pra mim, e ainda por cima juntos é muito especial, porque eles refletem tudo que eu busco representar na minha arte: textura, expansão e dinamismo”, explica.

Conte sobre o processo criativo das obras.

Eu sempre busco o belo em objetos do meu dia a dia. É sempre o que quero passar por meio de minha arte, pois a vida já é muito carregada e precisamos ter um respiro. Transformar pequenas coisas e as ressignificar. Ressignificar os momentos de isolamento e distanciamento social em outras perspectivas, como o da coletividade e do resgate de memórias internas.

Foto: Divulgação

Quais foram suas referências para a criação de cada uma das séries?

Parto do meu olhar atento para o mundo ao meu redor, sempre em busca de imagens que deem conta de humanizar as relações com o entorno, do micro ao macro. Tento guiar os espectadores em um exercício de fazer e pensar. Como olhamos para as coisas diz muito sobre como construímos nossas percepções, sobre nós e sobre o outro. Busco por uma resposta entre como nossas experiências pessoais se relacionam com a experiências coletivas e com isso procurei criar uma narrativa imagética.

Quanto tempo levou para finalizar a exposição?

Estreei duas séries nessa exposição. A Extremos” deveria ter sido exposta em maio de 2020, mas por conta da pandemia, surgiu a nova série “Floating”, e acabei juntando as duas agora. Foram cinco anos fotografando e criando para as duas.

Qual o intuito de combinar duas séries em uma exposição só?

Como comentei, não pude expor a “Extremos” devido a pandemia e como surgiu a nova série “Floating” em 2020, não quis esperar mais tempo e dividir em duas exposições. Acho que ambas as séries conversam bem, então foi perfeito para uni-las agora. Procuro com ambas as séries um diálogo sobre as relações dentro/fora, interno/externo, de nós mesmos.

Foto: Bruno Poletti

Qual o significado que você deseja passar para o público?

Sempre o belo e, em especial para essa exposição, a busca pelo equilíbrio que celebro a partir do estado meditativo que minhas fotografias nos colocam. E é exatamente dessa conexão proposta por mim, que poderemos criar novas possibilidades de futuro e buscar pelas novas imagens que queremos criar. Para nós e para o mundo.

Exposição Fernanda Naman
Local: Espaço Rabieh+.
Data: até 9 de abril.
Horário: 13h às 18h (segunda a sábado).

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024