Cultura

OMA Galeria apresenta ambientes em ruínas de Andrey Rossi

Share

“Sobre o repouso e a ausência”, Andrey Rossi – Foto: Jeivison José

A OMA Galeria abre no dia 2 de abril (sábado), em seu espaço no Jardins, a exposição “Intervalos Para Um Fim”, nova individual de Andrey Rossi. Em um desdobramento da mostra que realizou em 2021 em Nova York, a exposição que integra o Circuito de Galerias da SP-Arte reúne parte das obras que foram expostas na americana Slag Gallery com novas pinturas e desenhos do artista.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Doutorando em artes visuais pela Unicamp, Rossi apresenta telas de grandes dimensões que retratam ambientes em ruínas, com paredes manchadas e rachadas, esquadrias enferrujadas e outros sinais de abandono, que segundo o artista se comparam às rugas e outros traços adquiridos pelos indivíduos ao longo do tempo.

“Circunstâncias frágeis”, de ANdrey Rossi – Foto: Jeivison José

A decadência e a atmosfera de silêncio dos espaços se contrapõem a sinais de vida e da presença humana, como plantas que se infiltram por entre rachaduras e flores penduradas em um prego para secar, detalhes que são um lembrete da persistência da vida frente às adversidades.

No mesmo evento, o artista também lança o livro “Entes Inanimados:  a Melancolia do Confinamento”, que conta com texto do psicanalista João Bosco Millen e imagens dos últimos dez anos de produção de Rossi, fazendo um passeio pelos sentimentos e pela temporalidade das obras do artista neste período.

“Epílogo do tempo”, de Andrey Rossi – Foto: Jeivison José

A série de desenhos que dá nome à publicação traz vislumbres de cenários que o artista observou através de sua janela e em andanças pela cidade vazia durante o período de isolamento social exigido pela pandemia. São animais, fragmentos de edifícios abandonados e objetos degradados pela passagem do tempo.

Rossi ainda lança uma edição especial em parceria com a Galeria Arte Edições durante a SP-Arte, em abril. Serão dez edições em impressão fine art da tela “Epílogo do Tempo”, sobre as quais o artista fez intervenções em tinta a óleo, tornando cada obra única.

“Do princípio ao fim”, de Andrey Rossi – Foto: Jeivison José

Como parte da programação do circuito da SP-Arte, a galeria também estará aberta no domingo (03.04) para visitação. A exposição “Intervalos Para Um Fim” vai até 1º de maio na OMA Galeria, com entrada gratuita.

OMA Galeria – Rua Pamplona, 1.197, casa 4, Jardins, São Paulo, SP.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024