Top

OMA Galeria apresenta ambientes em ruínas de Andrey Rossi 

“Sobre o repouso e a ausência”, Andrey Rossi – Foto: Jeivison José

A OMA Galeria abre no dia 2 de abril (sábado), em seu espaço no Jardins, a exposição “Intervalos Para Um Fim”, nova individual de Andrey Rossi. Em um desdobramento da mostra que realizou em 2021 em Nova York, a exposição que integra o Circuito de Galerias da SP-Arte reúne parte das obras que foram expostas na americana Slag Gallery com novas pinturas e desenhos do artista.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Doutorando em artes visuais pela Unicamp, Rossi apresenta telas de grandes dimensões que retratam ambientes em ruínas, com paredes manchadas e rachadas, esquadrias enferrujadas e outros sinais de abandono, que segundo o artista se comparam às rugas e outros traços adquiridos pelos indivíduos ao longo do tempo.

“Circunstâncias frágeis”, de ANdrey Rossi – Foto: Jeivison José

A decadência e a atmosfera de silêncio dos espaços se contrapõem a sinais de vida e da presença humana, como plantas que se infiltram por entre rachaduras e flores penduradas em um prego para secar, detalhes que são um lembrete da persistência da vida frente às adversidades.

No mesmo evento, o artista também lança o livro “Entes Inanimados:  a Melancolia do Confinamento”, que conta com texto do psicanalista João Bosco Millen e imagens dos últimos dez anos de produção de Rossi, fazendo um passeio pelos sentimentos e pela temporalidade das obras do artista neste período.

“Epílogo do tempo”, de Andrey Rossi – Foto: Jeivison José

A série de desenhos que dá nome à publicação traz vislumbres de cenários que o artista observou através de sua janela e em andanças pela cidade vazia durante o período de isolamento social exigido pela pandemia. São animais, fragmentos de edifícios abandonados e objetos degradados pela passagem do tempo.

Rossi ainda lança uma edição especial em parceria com a Galeria Arte Edições durante a SP-Arte, em abril. Serão dez edições em impressão fine art da tela “Epílogo do Tempo”, sobre as quais o artista fez intervenções em tinta a óleo, tornando cada obra única.

“Do princípio ao fim”, de Andrey Rossi – Foto: Jeivison José

Como parte da programação do circuito da SP-Arte, a galeria também estará aberta no domingo (03.04) para visitação. A exposição “Intervalos Para Um Fim” vai até 1º de maio na OMA Galeria, com entrada gratuita.

OMA Galeria – Rua Pamplona, 1.197, casa 4, Jardins, São Paulo, SP.

Mais de Cultura