Cultura

Brasileira Cássia Raquel fala sobre sua participação no Cirque Du Soleil

Share

Foto: Iara Watney Pires

Chegar ao topo é o sonho de qualquer artista. E Cássia Raquel pode dizer que conseguiu. A cantora é uma das estrelas de “Alegria”, famoso espetáculo do Cirque Du Soleil. Nascida e criada no Rio de Janeiro, começou a carreira na música cedo, sendo uma das finalistas do programa “Ídolos” (2008), Record TV. Possui diversos sucessos lançados nas plataformas digitais, e atuou em musicais famosos, como “Hair” e “Les Misérables”.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Todo cantor precisa ser um pouco ator. É preciso viver a música para que ela se torne uma verdade. Cada vez que a gente vivência um personagem, real ou fictício, a música passa a fazer mais sentido”, explica.

Uma das peculiaridades do circo se deu no processo de seleção. Todo o teste foi feito de forma virtual. Além disso, diferentemente do musical tradicional, no qual o teste é feito para um papel ou espetáculo específico, no circo é feito de forma mais branda, para criar um banco de dados.

“Na verdade, eu me inscrevi para um outro espetáculo, e tive que gravar uma performance de músicas que eles mandaram. A partir daí o conteúdo fica disponível para todos os produtores. Foi assim que o pessoal do ‘Alegria’ me descobriu e me escolheu”, conta.

A grandiosidade dos espetáculos torna a experiência única. Das roupas à voz, das acrobacias à atuação, é tudo mais extremo. Por isso, a voz se torna a principal ferramenta.

“Todo o trabalho visual é mais desenvolvido. A maquiagem é mais complexa e o figurino possui um número maior de acessórios. As acrobacias são perigosas, então é preciso ter um cuidado maior com a voz, já que é ela que disfarça algum erro ou acidente”, diz. “Em um musical tradicional é tudo cronometrado, a cena pode mudar em favor da música. Aqui a música muda em favor da cena, já que a música é plano de fundo, e não protagonista”, completa.

Foto: Iara Watney Pires

Cássia interpreta “Singer in Black”, personagem determinada e poderosa, fazendo a contraparte da “White Singer”, personagem mais doce e suave. “Ela representa força e atitude. É sobre não ter medo, e acho que combina muito com a minha personalidade. Tem uma certa dor que transparece tanto vocalmente quanto no olhar, não um sofrimento em si.”

“Alegria” é um espetáculo com forte cunho sociopolítico, que apresenta o fim do conservadorismo e o começo da renovação, que faz parte da vida pessoal da cantora. Ser a única mulher preta do elenco mostra como esse processo de renovação ainda está no início.

“É uma honra para mim estar aqui, e eu quero abrir o caminho para que mais pessoas como eu consigam isso. Não quero mais ser a exceção, quero que essa renovação seja perpétua”, conta.

Foto: Iara Watney Pires

O nome “Alegria” também está presente na vida da artista. Criada dentro do meio religioso, a palavra possui uma conexão forte com o conceito de fé.

“Existe um versículo evangélico que é ‘alegria no senhor é nossa força’, e eu acho que combina bem. Alegria é força para enfrentar qualquer dilema. Não é a ausência da tristeza, mas a permanência da fé e do amor. E combina muito com o espetáculo. Na parte final eu não consigo cantar sem dançar, porque aquilo ali me enche de alegria”, finaliza.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024