Cultura

Yaak Gallery leva mais de 10 mil imagens NFT à ArtSampa

Share

Foto: Divulgação

A primeira galeria de arte brasileira  com sede  no metaverso, Yaak Gallery, vai participar da nova feira de arte de São Paulo, ArtSampa, entre os dias 16 e 20 de março, com a exposição da coleção “Samba Crypto AI”. O projeto idealizado pelo artista e programador Yaak reúne 10.130 imagens inspiradas no Carnaval de escolas de samba, com imagens de Mestres-sala e porta-bandeiras criadas por meio de interação entre diferentes inteligências artificiais. O público que visitar o estande da galeria física na ArtSampa terá a oportunidade de, a partir de um QR Code escaneado por um dispositivo móvel, conhecer a mostra dentro do metaverso, no qual a galeria está localizada.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Foto: Divulgação

Yaak conta que o processo criativo envolveu a construção de algoritmos de Inteligência artificial capazes de ver milhares de imagens do Carnaval, e aprender o que é a dança dos mestres-sala e porta-bandeiras. O próximo passo do artista envolveu a criação de três redes de IA, que desempenhavam funções entre identificar objetos, criar novas imagens e classificar as imagens por meio de julgamentos que sinalizam se havia uma aproximação com as figuras dos desfiles na vida real.

Para o criador da coleção, a Yaak Gallery tem como missão conectar o digital e o físico por meio de tecnologias disruptivas. A cryptoart, que já era desenvolvida pelo estúdio de Yaak antes da popularização do termo metaverso, tem representado hoje um novo passo na tradução das ideias e sentimentos humanos. “Ao contrário do que muitos acreditam, vejo que o metaverso potencializa a capacidade de experimentação, expressão e comunicação da arte. É uma ponte direta com o mundo no qual vivemos, mas que está além dos limites físicos e visuais”, diz Yaak.

Foto: Divulgação

Desde de 2018 Yaak já tinha esculturas de madeira registradas em blockchain, com o certificado digital. No trabalho com o estúdio de tecnologia desenvolveu grandes projetos como o CryptoRastas, um dos mais relevantes trabalhos de NFT do mundo, que tem entre seus colecionadores nomes como Snoop Dogg e Azelia Banks. Já em 2021, o estúdio criou mais de 50 mil NFTs e experiências no metaverso, incluindo eventos, festas, exposições e distribuições de diversos acessórios e roupas para serem utilizadas digitalmente.

Foto: Divulgação

ArtSampa – 1ª edição da Nova Feira de Arte de São Paulo
Data: 16 e 20 de março de 2022
Local: OCA do Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Portão 3, Vila Mariana, São Paulo, SP.
Horários: quarta, quinta, sexta, sábado – 13h às 21h / domingo – 12h às 20h.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024