Top

Yaak Gallery leva mais de 10 mil imagens NFT à ArtSampa

Foto: Divulgação

A primeira galeria de arte brasileira  com sede  no metaverso, Yaak Gallery, vai participar da nova feira de arte de São Paulo, ArtSampa, entre os dias 16 e 20 de março, com a exposição da coleção “Samba Crypto AI”. O projeto idealizado pelo artista e programador Yaak reúne 10.130 imagens inspiradas no Carnaval de escolas de samba, com imagens de Mestres-sala e porta-bandeiras criadas por meio de interação entre diferentes inteligências artificiais. O público que visitar o estande da galeria física na ArtSampa terá a oportunidade de, a partir de um QR Code escaneado por um dispositivo móvel, conhecer a mostra dentro do metaverso, no qual a galeria está localizada.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Foto: Divulgação

Yaak conta que o processo criativo envolveu a construção de algoritmos de Inteligência artificial capazes de ver milhares de imagens do Carnaval, e aprender o que é a dança dos mestres-sala e porta-bandeiras. O próximo passo do artista envolveu a criação de três redes de IA, que desempenhavam funções entre identificar objetos, criar novas imagens e classificar as imagens por meio de julgamentos que sinalizam se havia uma aproximação com as figuras dos desfiles na vida real.

Para o criador da coleção, a Yaak Gallery tem como missão conectar o digital e o físico por meio de tecnologias disruptivas. A cryptoart, que já era desenvolvida pelo estúdio de Yaak antes da popularização do termo metaverso, tem representado hoje um novo passo na tradução das ideias e sentimentos humanos. “Ao contrário do que muitos acreditam, vejo que o metaverso potencializa a capacidade de experimentação, expressão e comunicação da arte. É uma ponte direta com o mundo no qual vivemos, mas que está além dos limites físicos e visuais”, diz Yaak.

Foto: Divulgação

Desde de 2018 Yaak já tinha esculturas de madeira registradas em blockchain, com o certificado digital. No trabalho com o estúdio de tecnologia desenvolveu grandes projetos como o CryptoRastas, um dos mais relevantes trabalhos de NFT do mundo, que tem entre seus colecionadores nomes como Snoop Dogg e Azelia Banks. Já em 2021, o estúdio criou mais de 50 mil NFTs e experiências no metaverso, incluindo eventos, festas, exposições e distribuições de diversos acessórios e roupas para serem utilizadas digitalmente.

Foto: Divulgação

ArtSampa – 1ª edição da Nova Feira de Arte de São Paulo
Data: 16 e 20 de março de 2022
Local: OCA do Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Portão 3, Vila Mariana, São Paulo, SP.
Horários: quarta, quinta, sexta, sábado – 13h às 21h / domingo – 12h às 20h.

Mais de Cultura