Cultura

Mulheres trans e travestis para conhecer neste Dia Internacional da Mulher

Share

Lana Wachowski, Liniker e Masha P. Johnson – Foto: montagem Getty Images e Imdb

Instituído pelas Nações Unidas em 1975, o dia 8 de março é comemorado anualmente em mais de 100 países ao redor do mundo como Dia Internacional da Mulher. A data costuma ser utilizada para falar sobre a luta das mulheres em prol da igualdade, além de lembrar nomes de grandes mulheres e suas contribuições.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Neste contexto, porém, mulheres cis costumam ganhar todo o destaque. Ainda mais em um país como o Brasil, que segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), continua sendo o que mais mata pessoas trans em todo o mundo.

Diante de um cenário marcado pela transfobia, se faz ainda mais necessário destacar o trabalho, a arte e a contribuição dessas mulheres para a sociedade. É hora de buscar novas referências de gênero e feminilidade. Então, conheça a seguir algumas mulheres trans e travestis e seu impacto na sociedade nacional e internacionalmente.

Marsha P. Johnson (1945 – 1992)

Marsha P. Johnson – Foto: Imdb

Não dá para fazer uma lista sobre importantes mulheres trans e travestis sem começar por Marsha P. Johnson. Mulher trans, negra e ativista do movimento LGBTQIA+ dos Estados Unidos, ela ficou esquecida por muitos anos embora tenha sido uma das personagens mais importantes na rebelião de Stonewall, em 1969. Sua importância histórica e heroísmo foram retratados no documentário da Netflix “A Morte e Vida e Marsha P. Johnson”.

Lana (1965) e Lilly Wachowski (1967)

Lana Wachowski – Foto: Getty Images

Lana e Lilly Wachowski são mulheres trans que marcaram a história do cinema americano como produtoras, roteiristas e diretoras LGBTQIA+. A consagração da dupla veio com a saga “Matrix”, quando ainda não tinham se assumido enquanto mulheres transgênero. Lana foi a primeira a fazer isso, ainda em 2012 e Lily fez alguns anos depois, em 2016, e escolheu justamente o Dia Internacional da Mulher para tornar público seu gênero em uma entrevista ao Daily Mail. “V de Vingança”, “Speed Racer” e a série da Netflix “Sense 8” são alguns dos outros sucessos das irmãs.

Rogéria (1943 – 2017)

Rogéria – Foto: divulgação/Divinas Divas

Também destaque do mundo do cinema, assim como no teatro e na TV, Rogéria é a atriz transexual brasileira mais conhecida no País. A artista, que iniciou sua carreira como maquiadora de celebridades, viu sua vida mudar, ela participou de novelas, peças de teatro e filmes. Sua última participação foi em “Divinas Divas”, documentário de Leandra Leal, que conta a história de Rogéria e outras artistas travestis dentro do Teatro Rival.

Laverne Cox (1972)

Laverne Cox – Foto: Getty Images

Estrela de “Orange is The New Black”, fazendo sucesso na série tanto com o público quanto com a crítica, Laverne Cox foi a primeira mulher trans a ser indicada ao Emmy Awards. Assim como foi pioneira nas capas de revistas como Time e Cosmopolitan, abrindo caminho para que outras mulheres trans pudessem ser reconhecidas nesse lugar de destaque.

Mj Rodriguez (1991)

Atriz e cantora americana, Mj Rodriguez se consagrou recentemente como a primeira mulher trans a vencer um Globo de Ouro. A artista interpretou Blanca Rodriguez em “Pose”, e levou a estatueta na categoria de melhor atriz em série de drama. Pelo mesmo trabalho, Mj também chegou a ser indicada ao Emmy de melhor atriz em 2021.

Linn da Quebrada (1990)

Linn da Quebrada – Foto: reprodução/@linndaquebrada

Atualmente integrando o elenco do “Big Brother Brasil 22“, a atriz, cantora e compositora Linn da Quebrada vem consolidando seu sucesso no programa, e diz ter o sonho de ver o Brasil “torcendo por uma travesti”. O termo travesti ficou em evidência durante o reality, gerando debates sobre no que ele difere da palavra transexual. Acontece que travesti é uma identidade historicamente latino-americana que sempre foi reprimida, por isso, se considerar travesti é além de tudo um ato político. A própria Lina diz: “Não sou homem, não sou mulher. Sou travesti.”

Na carreira, Lina já atuou na série “Segunda Chamada”, da Globo, esteve à frente do programa “TransMissão”, no Canal Brasil, e como cantora lançou os álbuns “Pajubá” (2017) e “Trava Línguas” (2021).

Liniker (1995)

Liniker – Foto: Getty Images

Na cena desde 2015, quando começou a fazer sucesso ainda com a banda Liniker e os Caramelows, a cantora e compositora Liniker despontou como um dos principais nomes da música brasileira. Com a banda, foi indicada ao Grammy Latino e participou do Tiny Desc Concert, da NPR Music. Em 2021, lançou seu primeiro álbum de estúdio solo, “Índigo Borboleta Anil”, e estreou como atriz na série “Manhãs de Setembro”, da Amazon Prime, na qual interpreta Cassandra.

Laerte Coutinho (1951)

Laerte – Foto: reprodução/@laerteminotaura

Cartunista reconhecida nacionalmente, Laerte é criadora de personagens como Piratas do Tietê, Hugo Baracchini e Overman. Ao longo da carreira, a artista produziu trabalhos para “O Pasquim”, “O Bicho”, “O Estado de São Paulo” e “Folha de São Paulo”, e ainda participou do roteiro de programas como “TV Pirata” e “Sai de Baixo” da Rede Globo.

Renné Richards (1934)

Reneé Richards – Foto: Getty Images

No esporte, a presença de mulheres trans sempre causaram polêmica, mas uma das primeiras a quebrar os preconceitos sobre isso foi Reneé Richards. A tenista só conseguiu competir como tenista profissional depois de uma longa batalha judicial, da qual saiu vitoriosa e ganhou a possibilidade de competir nas quadras do U.S. Open em 1977, chegando na final pela categoria de dupla femina.

Tifanny Abreu (1984)

Tifanny Abreu – Foto: reprodução/@tifannyabreu10

A jogadora de vôlei é uma das referências trans brasileiras mais recentes, Tifanny Abreu é a primeira atleta transexual a atuar na Superliga de Vôlei Feminino, jogando atualmente pelo time do Osasco. Antes disso, ela jogava em ligas profissionais masculinas na Europa, e, mesmo após a transição, ainda enfrenta críticas a sua presença no time feminino.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024