Cultura

“Abjeto-Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos” acontece no Sesc 24 de Maio

Share

Denise Stoklos – Foto Leekyung Kim

O teatro essencial de Denise Stoklos encontra a obra da escritora Clarice Lispector e da cantora Elis Regina em “Abjeto-Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos”, com estreia no dia 10 de março, às 20h, no teatro do Sesc 24 de Maio. A temporada foi adiada em 2020 por conta da pandemia. O espetáculo tem dramaturgismo de Welington Andrade e direção de Elias Andreato. Em cena, Denise performa diversos textos de Lispector, como os contos “A Quinta História” e “O Ovo e a Galinha”; os romances “Água Viva” e “A Paixão Segundo G.H.” e a crônica “Vergonha de Viver”.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O espetáculo surge em um momento da carreira de Denise em que ela se declara pronta para levar Clarice Lispector ao palco. “A ideia não é representar nenhuma personagem, mas sim reapresentá-las, trazendo uma ideia cênica a partir das questões levantadas por Clarice Lispector, para que o público também possa ter contato com seus temas”, conta.

Para Andrade, “são textos que fazem o percurso do que é abjeto, isto é, o que literalmente nega o sujeito, até a constituição da subjetividade, propriamente. Trata-se de uma transição, de um percurso, de uma coisa levando a outra. Essas relações podem ser observadas em diversos textos de Clarice, como nas interações das personagens G.H com uma barata – algo repulsivo porque abjeto – e aquela do conto ‘O Búfalo’, que se identifica com o animal a ponto de odiá-lo”.

Denise Stoklos – Foto Leekyung Kim

Além da “reapresentação” de personagens de Clarice, a cena também será constituída por canções na voz de Elis Regina – momentos que irão explorar coreografias criadas por Denise . Para o espetáculo, “foram escolhidas faixas de uma Elis mais soturna e existencialista”, afirma Andrade. Algumas das músicas selecionadas são “Meio-Termo”, “Os Argonautas” e uma versão à capela de “Se Eu Quiser Falar com Deus”.

Para a direção do espetáculo, um símbolo forte na obra clariciana, que o espetáculo explora do início ao fim, é o olho. Alusões à visão e metáforas do olhar se espraiam ao longo do trabalho.

Sesc 24 de Maio – Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo, SP – 350 metros do metrô República.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024