Top

“Abjeto-Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos” acontece no Sesc 24 de Maio

Denise Stoklos – Foto Leekyung Kim

O teatro essencial de Denise Stoklos encontra a obra da escritora Clarice Lispector e da cantora Elis Regina em “Abjeto-Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos”, com estreia no dia 10 de março, às 20h, no teatro do Sesc 24 de Maio. A temporada foi adiada em 2020 por conta da pandemia. O espetáculo tem dramaturgismo de Welington Andrade e direção de Elias Andreato. Em cena, Denise performa diversos textos de Lispector, como os contos “A Quinta História” e “O Ovo e a Galinha”; os romances “Água Viva” e “A Paixão Segundo G.H.” e a crônica “Vergonha de Viver”.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O espetáculo surge em um momento da carreira de Denise em que ela se declara pronta para levar Clarice Lispector ao palco. “A ideia não é representar nenhuma personagem, mas sim reapresentá-las, trazendo uma ideia cênica a partir das questões levantadas por Clarice Lispector, para que o público também possa ter contato com seus temas”, conta.

Para Andrade, “são textos que fazem o percurso do que é abjeto, isto é, o que literalmente nega o sujeito, até a constituição da subjetividade, propriamente. Trata-se de uma transição, de um percurso, de uma coisa levando a outra. Essas relações podem ser observadas em diversos textos de Clarice, como nas interações das personagens G.H com uma barata – algo repulsivo porque abjeto – e aquela do conto ‘O Búfalo’, que se identifica com o animal a ponto de odiá-lo”.

Denise Stoklos – Foto Leekyung Kim

Além da “reapresentação” de personagens de Clarice, a cena também será constituída por canções na voz de Elis Regina – momentos que irão explorar coreografias criadas por Denise . Para o espetáculo, “foram escolhidas faixas de uma Elis mais soturna e existencialista”, afirma Andrade. Algumas das músicas selecionadas são “Meio-Termo”, “Os Argonautas” e uma versão à capela de “Se Eu Quiser Falar com Deus”.

Para a direção do espetáculo, um símbolo forte na obra clariciana, que o espetáculo explora do início ao fim, é o olho. Alusões à visão e metáforas do olhar se espraiam ao longo do trabalho.

Sesc 24 de Maio – Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo, SP – 350 metros do metrô República.

Mais de Cultura