Cultura

Ana Paula Arósio volta ao cinema com filme premiado e produzido ao longo de 20 anos

Share

Pôster de “Primavera” – Foto: divulgação

Estar vivo ainda que apenas em memória. Essa é a máxima de “Primavera”, filme dirigido e roteirizado por Carlos Porto de Andrade Jr., que já ganhou diversos prêmios em festivais nacionais e internacionais. Com um elenco de peso, incluindo Ana Paula Arósio, Marília Gabriela e Ruth de Souza, a produção chama a atenção pelo caráter experimental, tendo levado 20 anos para ficar pronta. O lançamento nos cinemas está marcado para a próxima quinta-feira, 17 de fevereiro, veja o trailer aqui.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O enredo conta a embaralhada história de uma família da qual muito se sabe mas pouco se tem certeza. Por meio de documentos antigos, fotografias pela metade, um livro enviesado e fragmentos da memória de um pai em seu leito de morte, o espectador é convidado a conhecer mais da árvore genealógica desses parentes. 

O ponto de partida do filme é a morte desse pai e sua urgência em transmitir as memórias de seus antepassados para o filho, narrador e personagem interpretado por Caco Ciocler. No entanto, o rosto do filho nunca chega a aparecer, afinal é uma história sobre o passado, não o presente. Uma narrativa sobre os mortos, não os vivos.

Still Filme “Primavera” – Foto: divulgação

Um inglês de reputação duvidosa é o primeiro ancestral a entrar em cena. Os livros, as cartas e os retratos ganham vida no filme para relatar a chegada do homem ao Brasil, no final do século 18. Entre elogios e críticas é possível adivinhar a personalidade do estrangeiro que, depois de alguma farra, finalmente se casa com uma senhora portuguesa, dona de um grande pedaço de terra. 

A partir daí a história se desenrola com os herdeiros deste casal, seus conflitos, amores e loucuras diante do pedaço de terra que possuem. Para além das histórias de cada personagem, suas atitudes de alguma forma refletem no terreno, o que, assim como no Brasil da época, era mais importante do que dinheiro. Tanto que os parentes que de alguma forma fizeram a quinta da família prosperar são mais bem lembrados que os outros, responsáveis por perdas significativas.

Still Filme “Primavera” – Foto: divulgação

Mais que um filme experimental, “Primavera” é artesanal, costura as lendas e os fatos que envolvem essa família fictícia, mas na qual todos conseguem encontrar alguma verossimilhança. Projeto pessoal do diretor, a obra é como um mosaico em que as filmagens se mesclam com imagens de diferentes arquivos, como o Museu do Índio e o Acervo Humberto Mauro.

Ao longo dos 20 anos em que foi produzido, o filme passou por diversas mudanças e adaptações. Tanto financeiramente, com dinheiro de diferentes editais, passando por co-produções e tendo que utilizar recursos próprios, quanto em relação ao elenco. Foram mais de 40 atores e atrizes, sendo uma delas Ruth de Souza, falecida em julho de 2019. “Primavera” é uma obra sobre registro e memória, que em sua metalinguagem registra e guarda a memória da atriz.

Still Filme “Primavera” – Foto: divulgação

Produzido pela Notábile Filmes, o longa tem montagem de Emerson Brandt e trilha sonora original de Eduardo Queiroz. Além de contar com a interpretação da cantora portuguesa Eugênia Melo e Castro na canção de encerramento. A fotografia de Rinaldo Martinutti retrata primorosamente o contraponto entre os ambientes escuros da época e as filmagens externas quase em superexposição. A cenografia de Aby Cohen também tem papel importante em situar o filme em seu período.

Embora estreie oficialmente nos cinemas nesta quinta-feira, o filme participou de diversos festivais nos últimos anos, tendo saído com um prêmio em cinco deles: México International FF 2018, Los Angeles FF/April 2018, Only The Best FF (EUA) 2021, Aasha International FF (India) 2021, Mosaik Bridging The Borders Award 2021. Enquanto no Festival Brasil de Cinema Internacional, além de Melhor Filme, a produção ainda ganhou Melhor Roteiro, Melhor Atriz, dado a Marília Gabriela por sua interpretação de uma estátua que ganha vida, e Menção Honrosa para Ruth de Souza.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024