Top

7 filmes para celebrar os 70 anos de reinado da Rainha Elizabeth II

Rainha Elizabeth II comemora os 70 de reinado – Foto: Getty Images

A Rainha Elizabeth II completa neste domingo 70 anos no poder, é o mais longo reinado da história da coroa britânica. A marca importante será celebrada ao longo de todo o ano, com destaque em junho, quando haverá um feriado de quatro dias. Para começar as comemorações, o RG separou alguns filmes, séries e documentários para quem quer saber mais da história da rainha e sua família.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Na época com 25 anos, Elizabeth ascendeu ao trono no dia 6 de fevereiro de 1952, sucedendo ao pai, George IV. A jovem estava no Quênia viajando com o marido, príncipe Phillip, quando recebeu a notícia da morte do pai e sua imediata ascensão. Na volta a Londres, ela já foi recebida como rainha pelo ex-primeiro-ministro Winston Churchill.

Ao longo de seu reinado, a rainha acompanhou diversas mudanças marcantes, como o fim do Império Britânico, em 1997, e a devolução de Hong Kong à China. Além de ter que lidar com algumas turbulências internas, como a morte da Princesa Diana, em 1997, que levantou uma série de críticas à postura da família real. Desde então, a monarca vem tentando melhorar a imagem da família real.

A monarquia já é tema de produções audiovisuais há algum tempo, até porque poucas coisas despertam nossa curiosidade tanto quanto entender como é a vida da realeza em pleno século 21. Por isso, separamos alguns filme que contam essas e outras histórias da Rainha Elizabeth II e sua família:

A jovem rainha Vitória (2009)

Foto: divulgação

Polêmicas na realeza não são novidade. A tataravó de Elizabeth II, Rainha Victória, assumiu o trono muito jovem e antes de ser propriamente coroada viveu diversos conflitos com a família. Neste filme, a rainha é interpretada por Emily Blunt, que foi amplamente elogiada por sua atuação, mostrando Victoria, no auge dos seus 18 anos, lidando com suas dúvidas e paixões.

O longa conta a história de uma das monarcas mais importantes de todos os tempos, até porque, depois de Elizabeth II, foi a rainha a governar por mais tempo, 63 anos ao todo. Victoria se casou com Albert de Saxe-Coburgo-Gota e teve nove filhos, destes, Edward VII se tornou rei.

W.E.: O romance do século (2011)

Foto: divulgação

Seguindo a linhagem real, o filho mais velho de Edward VII assumiria o trono, e assim o fez Edward VIII, mas o reinado não durou nem um ano. Apaixonado por Wallis Simpson, uma moça americana que estava se divorciando pela segunda vez, o então rei decidiu abdicar o trono para se casar com ela. No filme “W.E.: O romance do século”, dirigido por ninguém mais ninguém menos que a Madonna, ficamos sabendo sobre essa história de amor e como ela aconteceu.

O Discurso do Rei (2010)

Foto: Imdb

Os acontecimentos fizeram com que a coroa fosse para George VI, irmão do monarca que desistiu da realeza e pai de Elizabeth II. Em “O Discurso do Rei” vemos um pouco do reinado de George VI, que lidava com gagueira desde a infância. Interpretado por Colin Firth, o rei conta com a ajuda de sua esposa Elizabeth, papel de Helena Bonham Carter, para encontrar um renomado fonoaudiólogo capaz de ajudá-lo.

The Crown (2016)

Foto: Imdb

A série “The Crown” já é sobre o reinado de Elizabeth II. Na produção, acompanhamos a morte de George VI, a ascensão de sua filha ao trono e os primeiros anos de seu reinado. Com cinco temporadas, a série já passou por diversas fases da vida de Elizabeth II, incluindo o caso da Princesa Diana e o de Margaret Tatcher.

A Rainha (2006)

Foto: Imdb

A morte precoce da Princesa Diana foi um acontecimento que abalou todo o mundo e o filme “A Rainha” vai trazer justamente o ponto de vista de Elizabeth II, interpretada por Helen Mirren, em sua busca por entender a reação do povo à morte da princesa. Após a tragédia a família real decide de isolar, mas não consegue fugir das críticas e é necessário lidar com os fatos. Nessa época, a rainha já estava no trono há 45 anos.

Lady Di: suas últimas palavras (2017)

Foto: divulgação/1895 Films

Uma das integrantes mais populares da realeza, Lady Di conquistou fãs por onde passou. Neste documentário, vemos gravações reais de entrevistas de Diana para Andrew Morton, que estava escrevendo um livro sobre sua história. As falas são acompanhadas por imagens reais da jovem e sua família.

Spencer (2021)

Kristen Stewart em “Spencer” – Foto: divulgação

O filme mais recente sobre o assunto, “Spencer” narra o que pode ter acontecido nos últimos anos da Princesa Diana. Com uma interpretação incrível da Kristen Stewart no papel da Lady Di, e Jack Farthing como o príncipe Charles, vemos o frio casamento dos dois e os boatos de divórcio e casos. Apesar disso, o filme mostra um momento de paz, ordenado para as comemorações de Natal no Queen’s Sandringham, a casa de campo da Família Real.

The Royals (2013)

Foto: Imdb

Documentários de seis episódios, “The Royals” conta a história mais recente da Família Real, mencionando o casamento de William e Kate Middleton, as mortes na família e outros acontecimentos. Mas a série documental, já terminada, ainda não traz as polêmicas do momento, como a saída do Príncipe Harry e Meghan Markle da realeza britânica.

Mais de Cultura