CCBB São Paulo terá uma série de encontros online via Zoom para comemorar 19 anos. Foto: Divulgação
Um Giro Pelo Mundo – Navegando Pelo Cinema Infantil chega ao CCBB São Paulo como uma excelente opção para as férias escolares neste mês de janeiro. A mostra busca levar às crianças e aos adolescentes um cinema que foge do hegemônico e contempla a filmografia de diversos cantos do planeta. O festival é gratuito e acontece entre os dias 12 a 25 de janeiro.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Os filmes selecionados promovem uma viagem por novas culturas e uma aproximação enriquecedora entre as crianças e adolescentes brasileiros e de outros países. A mostra propõe a experiência de troca cultural, pois o compartilhamento de conhecimento gera desenvolvimento humano em várias áreas. A ideia do projeto é construir uma relação acolhedora para as diferenças, promover o reconhecimento de aspectos de igualdade e ser o ponto de partida para a mudança que precisamos.
Além de filmes, a mostra trará atividades criativas e culturais que permitirão uma maior troca, descoberta e interatividade por parte do púbico – em especial as crianças – sobre as diferentes culturas e sociedades ao redor do mundo. A ideia é mostrar que a “diferença cultural” é uma grande riqueza a ser respeitada e valorizada, pois pertencemos a um mesmo planeta e estamos todos conectados.
Com longas e curtas, live actions e animações, de dez países, o festival traz um panorama da produção contemporânea voltada ao público infantojuvenil. Gana, por exemplo, participa com “Kwaku Ananse”, um curta de Akosua Adoma Awusu, que combina realismo e fantasia. Da Índia, será exibida, entre outros, a premiada animação “A pescadora e seu Tuk Tuk”, de Suresh Eriyat, sobre uma mulher que encontra uma pérola dentro de um peixe.
Já o longa alemão “Sputnik”, de Markus Dietrich, se passa no país dividido, do final dos anos de 1980, em combina elementos de fantasia e ficção científica, sendo protagonizado por um grupo de crianças que usa uma máquina de teletransporte, e acaba levando todos os moradores de sua cidade, na Alemanha Oriental, para a Ocidental.
“Para construir a programação, foi fundamental o apoio das embaixadas participantes, e isso foi incrível, pois agregou muito à mostra em autenticidade e diversidade cultural. E o interessante é que cada embaixada trouxe algo diferente para compor esta programação de filmes e também para as apresentações culturais, que por sinal está bem rica e vai dialogar com o que as crianças vão poder curtir na tela”, explica Carina Bini, realizadora e curadora da Mostra.
A abertura acontece no dia 12 de janeiro, às 17h e conta com apresentação de dança indiana realizada pelo grupo paulista Bollywood Brasil, e segue com a exibição da animações “A Pescadora e seu Tuk Tuk”, e “Neki & Pooch Pooch”, também de Suresh Eriyat, protagonizada por um rato e um elefante.
Ao todo, serão exibidos 44 filmes na mostra, sendo legendados apenas três deles – “Sputinik”, o musical sueco “Pelle – No Tail” e “Kwasu Ananse”, que será apresentado pela Embaixadora do Gana no Brasil, Abena Busia, que irá apresentar o longa e fazer uma contextualização da história do filme para as crianças. Os demais filmes são todos dublados em português ou sem diálogos, o que garante acesso irrestrito ao público infantil.