Top

CCBB São Paulo terá série de encontros online para comemorar 19 anos

CCBB São Paulo terá uma série de encontros online via Zoom para comemorar 19 anos. Foto: Divulgação

O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP) vai celebrar 19 anos na próxima terça-feira (21.04) com uma série de encontros online gratuitos e ao vivo via aplicativo Zoom. A programação vai durar o dia inteiro e terá 5 painéis com profissionais de diversos campos do setor artístico.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Os temas sugeridos têm relação direta com a programação do CCBB São Paulo, com destaque para a mostra Egito Antigo – do cotidiano à eternidade, no campo das artes visuais, e debate sobre Federico Fellini, no contexto do cinema. 

A partir de uma apresentação e bate-papo com expoentes do mercado cultural, também será possível sanar dúvidas sobre a formação e a profissionalização na área de museologia, bem como conhecer os cuidados exigidos e algumas curiosidades sobre os bastidores de uma grande exposição internacional, da ideia à montagem.

A programação, totalmente gratuita, ainda contempla uma palestra sobre arte e educação. Todos os conteúdos serão disponibilizados para download, mas a participação ao vivo é limitada a 500 pessoas por palestra. As inscrições devem ser feitas de acordo com o link abaixo de cada atração.

 

Veja programação completa: 19 anos de CCBB SP – 21.04, terça-feira

9h – Edital de Patrocínios a projetos culturais CCBB 2021/2022

 

Perguntas e respostas sobre o Edital de Patrocínios a projetos culturais CCBB 2021/2022.   O edital foi lançado com o objetivo de selecionar projetos para compor a programação dos CCBBs de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 05 de junho de 2020, por meio do site www.bb.com.br/patrocinios, onde constam o regulamento da seleção e informações sobre os espaços. A divulgação dos resultados está prevista para setembro de 2020. As propostas podem ser apresentadas nas seguintes áreas e segmentos: Artes Cênicas, Cinema, Exposição, Ideias, Música e Programa Educativo. Podem inscrever projetos os produtores (pessoa física ou jurídica) de qualquer lugar do Brasil e não só das cidades onde estão localizados os CCBBs. Aproveite a oportunidade do encontro virtual para sanar dúvidas e deixar o seu projeto em linha com as exigências do edital. 

Palestrantes: 

⦁ Gerente geral do CCBB SP, Claudio Mattos 

⦁ Gerente de programação do CCBB SP, Luis Fernando Spaziani 

⦁ Moderação: Gerente de comunicação do CCBB SP, Patricia Chaim

 

11h – Formação e profissionalização em museologia e os bastidores de uma mostra internacional

Os desafios da museologia contemporânea passam pela formação e profissionalização deste campo ainda carente na capacitação executiva voltada para o gerenciamento, o planejamento e a sustentabilidade econômica de museus e iniciativas culturais públicas ou privadas. A apresentação abordará o cenário nacional e internacional da museológica e será possível sanar dúvidas diretamente com a palestrante.  A atividade será ilustrada ainda com um depoimento profissional que descreve os passos e desafios de trazer ao Brasil grandes mostras mundiais, como a do artista suíço Paul Klee, apresentada recentemente pelos CCBB São Paulo, CCBB Rio de Janeiro e CCBB Belo Horizonte.

Palestrantes: 

⦁ Doutora em Museologia e diretora da Expomus, Maria Ignez Mantovani 

⦁ Diretora-executiva da Expomus, Roberta Saraiva

⦁ Moderação: Thiago Rebouças, Agência Galo

13h – Fellini

O italiano Federico Fellini (20/01/1920 a 31/10/1993) foi um dos diretores e roteiristas mais influentes de todos os tempos. Seu trabalho inspirou a retrospectiva Fellini, Il Maestro, planejada para ser apresentada na sala de cinema do CCBB São Paulo. A partir da seleção de 25 filmes pincelados para a mostra, a palestra a ser conduzida online é uma oportunidade de conhecer mais sobre a relevância de Fellini no cinema, bem como características singulares de seu trabalho. 

Palestrantes: 

⦁ Curador da mostra, Paulo Ricardo Gonçalves

⦁ Crítico, Filipe Furtado 

⦁ Moderação: Thiago Rebouças, Agência Galo

 

15h – Os faraós na civilização egípcia

Depois de realizar um webinar (https://youtu.be/OoYyeR12LTk) que apresentou as curiosidades sobre a mostra Egito Antigo – do cotidiano à eternidade, visitada por mais de 1,5 milhão de pessoas no Rio de Janeiro e em São Paulo, o curador da exposição preparou uma palestra especial para o público do CCBB. Desta vez, o tema abordado será a vida dos faraós na antiga civilização. Vale ressaltar que a escolha dessa temática foi motivada também pela curiosidade do público, manifestada durantes visitas à mostra e em atividade online previamente realizada. 

Palestrante: 

⦁ Pieter Tjabbes, curador da exposição Egito Antigo – do cotidiano à eternidade. 

⦁ Moderação: Sarah Alves, Agência Galo

 

17h – Arte & Educação

O Programa CCBB Educativo continua ativo pela internet (www.ccbbeducativo.com/) com conteúdo ampliado das ações realizadas presencialmente entre 2018 e 2020. A palestra online complementa os relatos de especialistas reunidos no site, com conteúdos direcionados para todos os públicos, especialmente estudantes, professores e comunidade escolar em geral. Venha conhecer mais sobre a atuação do CCBB na área de arte e educação com a palestra de Valquíria Prates.

Palestrante: 

⦁ Coordenadora pedagógica, de acesso e participação do CCBB Educativo, Valquíria Prates

⦁ Moderação: Gerente de comunicação do CCBB SP, Patricia Chaim

Mais de Cultura