Top

The Wombats volta ao Brasil em 2022 para o Lollapalooza e apresenta novo álbum

The Wombats é composto por Matthew Murphy, Tord Knudsen e Daniel Haggis – Foto: reprodução/Instagram

Nomeada em referência aos vombates, marsupiais que têm origem na Austrália, a banda britânica The Wombats está prestes a lançar seu próximo álbum, e tem show marcado no Brasil para 2022. Embora não seja a primeira passagem do trio pelo País, dessa vez eles esperam conseguir absorver mais da experiência e da cultura brasileira.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Os fãs da banda de indie rock já têm data marcada para matar a saudade, The Wombats vai tocar no primeiro dia do Lollapalooza 2022, 25 de março. “Sempre que tenho a possibilidade de ir para o sul da linha do equador fico muito animado. Amei meu tempo no Brasil e mal posso esperar para voltar”, contou Matthew Murphy, guitarrista e vocalista da banda, em entrevista ao RG.

Como costumam fazer turnê predominantemente pela Europa e pelos Estados Unidos, a banda só passou por aqui uma outra vez, em 2013, e tocou no Rio de Janeiro. “Uma coisa que me lembro é que todos foram muito simpáticos, pareceu que as pessoas estavam genuinamente felizes que fomos tocar para elas”, diz Murphy sobre a experiência com o público brasileiro.

O grupo, que ficou famoso por singles como “Let’s Dance to Joy Division” e “Greek Tragedy”, que recentemente ganhou um remix no Tik Tok, vai aproveitar para apresentar seu novo álbum ao mundo. Embora queiram mostrar o maior número possível de faixas novas, Murphy contou que a banda prioriza estar conectado com a plateia e uma das formas de fazer isso é tocando músicas que as pessoas já tenham ouvido antes.

A turnê de “Fix Yourself, Not The World” começa junto com o lançamento do álbum, em janeiro de 2022, e deve passar por outros países latino-americanos, como Argentina e Chile.

Novo álbum de The Wombats estreia dia 14 de janeiro – Foto: reprodução/Instagram

“Queríamos usar a energia que o quarto álbum nos deu e implementar isso no próximo, então, de certa forma, esse disco é uma continuação do quarto”, explica Murphy. Mas, segundo ele, esse trabalho mais recente também traz algumas novidades, como o uso de trompetes e outras sonoridades que eles não exploravam tanto antes. 

Programado para sair no dia 14 de janeiro, o álbum propõe o debate de algo que o próprio nome já entrega: “Fix Yourself, Not The World”. “Os principais temas das letras que fizemos para esse disco são sobre saber abrir mão das coisas e ter consciência de que você não está no controle de tudo que pensa estar”, conta Murphy.

Ainda segundo ele, não fosse a pandemia esse álbum provavelmente teria saído seis meses atrás, mas muitas coisas mudaram nesse meio tempo, especialmente em sua vida pessoal. “Eu sou pai agora, tenho um filho de dois anos e outro de 11 meses, então, com ou sem pandemia, minha vida mudou completamente”, comenta.

Durante esse período, o músico teve mais tempo para ficar com os filhos e a família, algo que de outra forma ele provavelmente não teria. Porém, ele também conta que está pronto para o lançamento do álbum e ansioso para voltar ao trabalho e à estrada.

Além de Murphy, a banda também conta com Tord Knudsen e Daniel Haggis que resolveram se juntar em 2003 e lançar seu primeiro disco em 2006. “Tem sido uma jornada meio maluca. Desde quando começamos a gravar nossas músicas, o primeiro álbum, e agora pensar que eu moro em Los Angeles”, reflete ele, enquanto constata o fato de que, durante todo esse tempo, mais coisas mudaram do que continuaram iguais.

“Mas uma das coisas que se mantém é que continuamos bons amigos, e a música é o mais importante para a gente. Não deixamos que nada fique no meio disso e acho que talvez estejamos juntos até hoje exatamente por isso”, afirma Murphy.

 

 

Mais de Cultura