Cultura

Instituto Artium recebe obras inéditas de Felice Varini

Share

“Ribonds par les pôles” – Foto: André Morin

Artista suíço radicado em Paris, Felice Varini, expõe pela primeira vez no Brasil ocupando os espaços do Instituto Artium. A intervenção artística tem obras híbridas que misturam cenografia, pintura e fotografia, abrindo inúmeras possibilidades para o público observar a cidade, o edifício e o próprio espaço cultural de outras formas. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Para a mostra, o artista visitou previamente o Instituto Artium e a partir de alguns estudos pensou em quatro instalações inéditas. Zig Zag De Quatorze Triangles”, “Doubles Cercles Concentriques”, “Sept Arcs De Cercles” e “Douze Petits Disques Dans Le Grand”, que ocuparão a fachada externa do edifício e três de suas salas. 

“Quatorze Triangles percés/penchés” – Foto: André Morin

Em suas criações, Varini projeta um plano no espaço que gira em torno de formas geométricas simples, como o círculo, o quadrado, a elipse, o triângulo – às vezes sólido ou vazado -, pintado em cores primárias. Neste ponto focal, a forma parece flutuar como que levitando sobre a arquitetura que a acolhe.

À medida que o espectador se move, a forma bidimensional se desfaz, estende-se para estourar em dezenas de “pedaços de tinta” que se atomizam no espaço tridimensional e cobrem as paredes, o teto, o corrimão da escada, entre outros espaços. O olhar sobre o ambiente é transformado e o observador então redescobre a arquitetura do lugar devido a essa nova informação pictórica.

Segundo Varini, em suas obras, o ponto de vista é importante, pois a pintura atinge todo seu potencial quando o observador se posiciona em um espaço privilegiado. Ao sair dele, a obra gera infinitos pontos de observação. “Não é, portanto, por meio desse ponto de vista original que vejo o trabalho realizado. Ele ocorre no conjunto de pontos de vista que o observador pode ter sobre ele”, comenta.

O curador da mostra, Franck Marlot, ressalta que a exposição dá ao visitante a possibilidade de captar o local com uma visão totalmente nova. “É uma oportunidade para todos questionarem a realidade e a ficção do espaço arquitetônico e serem atores da própria experiência”, diz ele, além de destacar o trabalho do artista e sua equipe combinando pintura e anamorfose nas instalações originais.  

Artista Felice Varini – Foto: André Morin

“Trabalho in loco cada vez em um espaço diferente e meu trabalho se desenvolve em relação aos espaços que encontro. Começo a construir minha pintura a partir de uma situação. A realidade nunca se altera, se apaga ou se modifica, ela me interessa e me seduz em toda a sua complexidade. Eu trabalho aqui e agora”, reforça Varini.

A intervenção artística ocupa o espaço a partir de 11 de novembro e fica até 25 de janeiro. Com entrada gratuita, as visitas acontecem de terça a domingo, das 9h às 18h.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024