Top

Claudia Di Moura volta à televisão em “Sob Pressão” e nova novela das sete

Claudia Di Moura – Foto: Priscila Jammal

Estrelando na atual temporada de “Sob Pressão”, seriado de drama da TV Globo, Claudia Di Moura volta à TV com uma personagem que, segundo o autor da série, Lucas Paraizo, pode ser considerada a avó do Brasil. E a atriz já tem planos para 2022, quando deve estrear em “Cara e Coragem”, nova novela das 19h.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

No papel de Dona Maria, avó de um menino gravemente ferido por arma de fogo após tentar protegê-la, Claudia apareceu pela primeira vez em “Sob Pressão” no sexto episódio da temporada, e deve ficar até o último capítulo. Ela ficará dia e noite ao lado do neto hospitalizado e não medirá esforços para ajudá-lo.

“Dona Maria é um espelho para muitas de nós, mulheres pretas, matriarcas, periféricas. Ela encarna com intensidade a nossa resiliência, nossas lutas e nossa capacidade de sobreviver, forjada no fogo da dor. E nos faz pensar que já passou da hora de essa deixar de ser o nosso estigma”, afirma Claudia, que luta por uma sociedade em que as Donas Marias deixem de ser aplaudidas pelas suas cicatrizes e passem a viver sem fome e sem medo.

Já para maio de 2022, a atriz se prepara para estrear em “Cara e Coragem”, próxima novela das 19h na TV Globo, na qual interpretará Marta, poderosa dona de uma siderúrgica e mãe dos personagens de Taís Araújo e Ícaro Silva. “São grandes as expectativas em torno desse papel que tira a mulher negra de um lugar cristalizado no audiovisual, o da subserviente, e a coloca em posição de comando”, comenta sobre a personagem inspiradora.

Claudia Di Moura – Foto: Priscila Jammal

Isso tudo vem depois de Claudia ter brilhado na pele de Zefa, mãe de Roberval, interpretado por Fabrício Boliveira, na novela “Segundo Sol”. O papel foi o primeiro de Claudia na televisão, e pelo qual ela chegou a ser indicada ao Prêmio Melhores do Ano como Atriz Revelação. “Terei sempre um carinho gigantesco pela equipe da novela e por todos os espectadores em cujos corações a Zefa conquistou um lugar especial, inclusive no meu.”

Ainda na TV, Claudia já participou de projetos como “A Postos”, da TV Futura, “Destino Salvador”, minissérie da HBO dirigida por Luciano Moura, “Na Pegada” e “Música da Minha Vida”, ambas dirigidas por Gabriela Barreto

Já no cinema, a atriz atuou em mais de 20 filmes, tendo inclusive ganhado o Prêmio de Melhor Atriz no Festival Guarnicê de Cinema por seu papel no curta-metragem “Olho de Boi”. Atualmente, participa de duas produções: “Terapia da Vingança”, dirigido por Marcos Bernstein, com estreia prevista para 2021, e em “Arcanos”, nome provisório do longa que atualmente está sendo gravado no Maranhão.

Nascida em Salvador, a atriz começou sua carreira em 1986 e, desde então, possui uma trajetória também consolidada no teatro baiano. Durante a sua trajetória já trabalhou com grandes nomes de seu estado e ganhou diversos prêmios por suas atuações. Entre eles, estão o Prêmio Braskem de Melhor Atriz, por sua atuação no espetáculo “Policarpo e Quaresma”, em 2008, e o prêmio de Melhor Espetáculo do Festival Nordestino de Guaramiranga pela montagem de  “O Galo”, no ano de 2007.

Mais de Cultura