Cultura

Online – Masp Auditório e Studio3 Cia. de Dança apresentam “Samba, Suor Brasileiro”

Share

Zizi Possi – Foto: Divulgação

Com participações de Alcione, Zizi Possi, Paula Lima e Luiza Possi, o Masp Auditório e o Studio Cia. de Dança apresentam o espetáculo “Samba, Suor Brasileiro”. A obra pode ser vista online e gratuitamente elo YouTube do Masp, no dia 12 de agosto.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O Studio3 Cia. de Dança cai no samba, sob a competência e a sofisticação de uma direção assinada por José Possi Neto, aliada à inspirada coreografia de Anselmo Zolla. E o público samba com eles.

Foto: Silvia Machado

O grande desafio de “Samba, Suor Brasileiro”, este espetáculo de música e dança, é traduzir a expressão máxima do povo e da cultura brasileira sem cair nos clichês folclóricos tão explorados sobre esse tema, mas também sem temê-los.

Em “Samba, Suor Brasileiro” vamos nos deixar possuir pelo ritmo contagiante dos batuques, das senzalas, das rodas de samba, tão distantes já do nosso cotidiano e do nosso tempo. Vamos também mergulhar no universo fascinante das escolas de samba, tudo isto sem tentar imitá-las.

No espetáculo o público verá se materializar em imagens a farta e rica poesia do samba impressa nas letras das músicas, nos sambas-enredos, na memória inconsciente que herdamos da profusão de imagens alimentada por nossa “poesia popular”.

Foto: Silvia Machado

Para incorporar “Samba, Suor Brasileiro” foi preciso que se invocasse a dualidade sacro x profano. Foi preciso que se abandonassem os processos “mentais” e os artistas se deixassem levar pela “intuição”, pela “inspiração”. Foi preciso redescobrir nos corpos os impulsos animais, intuitivos, espontâneos. Deixar aflorar a sensualidade à flor da pele, a sexualidade sublimada em movimento, em dança.

O espetáculo mergulhou no histórico das lendas e mitos da cultura afro-brasileira e nele se traduziu com a liberdade e universalidade que só a linguagem da dança permite. Foram também invocadas as paixões e os conflitos dos deuses e dos humanos e no palco bailarinos e cantores se deixam contagiar pela amoralidade desse universo misterioso e perturbador.

A fonte de inspiração é Noel Rosa, Ary Barroso, Caymmi, Gonzaguinha, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Cartola, Monsueto, Paulinho da Viola e Villa Lobos.

Foto: Silvia Machado

Conta-se que “os homens inventaram a música para falar com os Deuses. E inventaram a dança para se deixar possuir pelos Deuses”.

Com certeza o povo brasileiro inventou o samba para provar que Deus é Brasileiro. Portanto, o Studio 3 encena “Samba, Suor Brasileiro” para estar com os Deuses, e falar diretamente ao povo brasileiro.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024