Top

Online – Masp Auditório e Studio3 Cia. de Dança apresentam “Samba, Suor Brasileiro”

Zizi Possi – Foto: Divulgação

Com participações de Alcione, Zizi Possi, Paula Lima e Luiza Possi, o Masp Auditório e o Studio Cia. de Dança apresentam o espetáculo “Samba, Suor Brasileiro”. A obra pode ser vista online e gratuitamente elo YouTube do Masp, no dia 12 de agosto.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O Studio3 Cia. de Dança cai no samba, sob a competência e a sofisticação de uma direção assinada por José Possi Neto, aliada à inspirada coreografia de Anselmo Zolla. E o público samba com eles.

Foto: Silvia Machado

O grande desafio de “Samba, Suor Brasileiro”, este espetáculo de música e dança, é traduzir a expressão máxima do povo e da cultura brasileira sem cair nos clichês folclóricos tão explorados sobre esse tema, mas também sem temê-los.

Em “Samba, Suor Brasileiro” vamos nos deixar possuir pelo ritmo contagiante dos batuques, das senzalas, das rodas de samba, tão distantes já do nosso cotidiano e do nosso tempo. Vamos também mergulhar no universo fascinante das escolas de samba, tudo isto sem tentar imitá-las.

No espetáculo o público verá se materializar em imagens a farta e rica poesia do samba impressa nas letras das músicas, nos sambas-enredos, na memória inconsciente que herdamos da profusão de imagens alimentada por nossa “poesia popular”.

Foto: Silvia Machado

Para incorporar “Samba, Suor Brasileiro” foi preciso que se invocasse a dualidade sacro x profano. Foi preciso que se abandonassem os processos “mentais” e os artistas se deixassem levar pela “intuição”, pela “inspiração”. Foi preciso redescobrir nos corpos os impulsos animais, intuitivos, espontâneos. Deixar aflorar a sensualidade à flor da pele, a sexualidade sublimada em movimento, em dança.

O espetáculo mergulhou no histórico das lendas e mitos da cultura afro-brasileira e nele se traduziu com a liberdade e universalidade que só a linguagem da dança permite. Foram também invocadas as paixões e os conflitos dos deuses e dos humanos e no palco bailarinos e cantores se deixam contagiar pela amoralidade desse universo misterioso e perturbador.

A fonte de inspiração é Noel Rosa, Ary Barroso, Caymmi, Gonzaguinha, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Cartola, Monsueto, Paulinho da Viola e Villa Lobos.

Foto: Silvia Machado

Conta-se que “os homens inventaram a música para falar com os Deuses. E inventaram a dança para se deixar possuir pelos Deuses”.

Com certeza o povo brasileiro inventou o samba para provar que Deus é Brasileiro. Portanto, o Studio 3 encena “Samba, Suor Brasileiro” para estar com os Deuses, e falar diretamente ao povo brasileiro.

Mais de Cultura