Cultura

Lucy Ramos: “Hoje temos o poder de escolha e isso é muito importante, podemos ser o que nós quisermos ser”

Share

Foto: Diego Serres

A atriz Lucy Ramos lançou, recentemente, com o marido, o cineasta Thiago Luciano, um concurso de roteiros. A iniciativa foi pensada e colocada em prática neste período de pandemia numa tentativa de ajudar um pouco colegas da sua área.

Nas redes sociais, Lucy mantém o projeto Segundas Cacheadas, um espaço de liberdade, acolhimento e representatividade do cabelo afro!

Ela também lançou o filme “Lucicreide Vai Pra Marte”, rodado no nordeste, local onde ela nasceu. Foi um reencontro com suas raízes.

Em papo com o RG, Lucy conta sobre seus projetos, leia a seguir.

Você lançou, com o seu marido, um concurso de roteiros. Como está indo?

As inscrições acabaram de ser encerradas e recebemos mais de 100 roteiros. Fiquei feliz com a participação expressiva e tenho certeza de que tem muita história bacana para conhecermos. Desejo a sorte a todos os candidatos e candidatas e agradeço por terem se inscrito.

Foto: Diego Serres

Acho que todo mundo já teve altos e baixos na pandemia. Como vc está neste momento?

Estou esperançosa. Apesar de a vacinação ter começado de forma tardia, recentemente li que se aproxima a data que eu poderei me vacinar… isso é um sopro, uma luzinha que aparece no fim do túnel. Vamos conseguir! Lamento muito que essa esperança não pôde ser sentida por mais de 500 mil brasileiros.

Você é sempre muito ponderada nas redes sociais, mas não deixa de expressar o que pensa, o que sente e o que defende. Você acha isso importante nesse atual momento?

Eu acho que cada um se posiciona de uma maneira, mas o silêncio tem sido cada vez mais incômodo. Sabemos muito bem o lado que estamos e o que defendemos, a forma como expressamos isso pode ser diversa. Eu gosto sempre de seguir um caminho que provoque reflexões, que questione o meu público e coloque as pessoas para pensarem sobre o que trouxe para o debate. Prezo muito pelo diálogo e acho que ele é o caminho. Porém tem pessoas que se posicionam de uma maneira mais combativa e isso não torna o seu posicionamento menos necessário, entende?

Foto: Diego Serres

Você acha que o cenário está realmente mudando para as mulheres? Você, como uma mulher, negra e nordestina, consegue apontar quais avanços na luta feminista?

Temos muita coisa ainda para avançar e isso é inegável, mas temos muitas conquistas que merecem e devem ser celebradas também. É uma mudança lenta, mas que está dando resultados. Hoje temos o poder de escolha e isso é muito importante: podemos ser o que nós quisermos ser! Mães ou não, donas de casa ou não, enfim… coisas que antes nascíamos destinadas. Atualmente ocupamos lugares que historicamente nos foram negados, mas infelizmente não é uma realidade que todas podem dizer que estão inseridas e é então que a luta continua.

Fale um pouco sobre a sua relação com a moda. Você acha que a moda é mesmo uma arma a favor da autoestima?

A moda está diretamente ligada à minha imagem, que é o meu objeto de trabalho. Quem não gosta de se sentir bonita e bem vestida, não é? Adoro quando visto uma roupa e sinto que ela me deixou poderosa, com força suficiente para enfrentar facilmente aquela situação. Hoje temos várias peças que ajudam a refletir nosso estilo, valores, jeito de pensar… Mas tenho uma coisa em mente: se ame antes de amar o look, a moda auxilia a nossa autoestima, mas ela não é o fator fundamental, precisamos sempre exercitar o amor próprio!

Foto: Diego Serres

Você tem um projeto de acolhimento e empoderamento que tem como foco o cabelo afro. Qual é a importância de ações como essa nos dias hoje em que a luta contra o racismo parece estar bem longe do fim?

Acho que é um trabalho de formiguinha. Cada um fazendo uma parte “pequena” gera um grande resultado. O Segundas Cacheadas é um espaço de troca de experiências, curiosidades e dicas sobre o cabelo afro, as nossas vivências estão muito presentes lá e sinto que o afeto também. Sempre leio mensagens carinhosas das seguidoras que me agradecem por inspirá-las… mal sabem que são elas que me inspiram. Acho que a nossa arma de luta é essa: o fortalecimento da comunidade, o conhecimento, a união e o afeto! Resistimos nos amando.

Créditos

Foto: Diego Serres (@diegoserres).
Styling: Gabriel Fernandes e Júlia Moraes (@gajustyling).
Beleza: Will Vieira (@willvieirabeauty).

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024