Cultura

Primeiro disco de Elis, “Viva a Brotolândia”, comemora 60 anos

Share

Elis Regina, em 1968 – Foto: Getty Images

Por Fabiane Pereira

Muita gente acha que a carreira de Elis Regina começou quando ela saiu consagrada do 1º Festival de Música Popular Brasileira da TV Excelsior, em 1965, depois de cantar “Arrastão”, de Edu Lobo e Vinicius de Moraes. Mas antes de arrebatar o Brasil, a cantora gaúcha já havia lançado quatro álbuns. Seu disco de estreia é o “Viva a Brotolândia” que este ano completa seis décadas de lançamento. Nele Elis canta rock no estilo de Celly Campelo e mistura outros gêneros como samba e bolero, além de apresentar versões de músicas norte-americanas. Neste primeiro trabalho, Elis já dava sinais de que se tornaria uma das maiores cantoras do Brasil de todos os tempos. A influência das grandes cantoras do rádio, sobretudo de Ângela Maria, na formação musical de Elis é muito presente neste trabalho. Anos depois, Elis passou a influenciar gerações e até hoje é referência máxima para artistas em todo mundo.

No Brasil, há muitos artistas que honram o legado de Elis mesmo após quase 39 anos de sua partida. Uma das maiores intérpretes da Música Popular Brasileira foi comparada a Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e Billie Holiday, as maiores estrelas do jazz americano, quando subia nos palcos. 

Seus filhos Pedro Mariano e Maria Rita são os principais guardiões desse legado. Em muitos de seus discos, Pedro homenageia a mãe regravando alguma música imortalizada por ela. Em seu lançamento mais recente, ele faz uma releitura belíssima de “Casa no Campo”. Já Maria Rita, herdeira da voz e dos trejeitos de Elis, gravou um DVD lindíssimo em 2012 em homenagem à mãe, “Redescobrir”. Na época, Maria estava grávida de sua filha caçula, o que tornou o projeto ainda mais emocionante. 

Foto: Getty Images

A cantora Sandy é outra que já revisitou músicas conhecidas originalmente na voz de Elis. Destaque para sua versão de “Como nossos pais”. Laila Garrin, cantora e atriz, se transformou em Elis para vivê-la nos palcos durante o espetáculo homônimo que foi sucesso absoluto de crítica e de público. A baiana Illy regravou, recentemente, um disco inteiro dedicado a releituras da pimentinha, como Elis era conhecida. Canções como “Alô, Alô, Marciano” e “Fascinação” fazem parte do álbum “Te adorando pelo avesso”. A cantora e atriz Samantha Schmütz é outra que não deixa ninguém se esquecer do legado de Elis. Ela reuniu canções como “Madalena”, “Maria Maria”, “Me deixas louca” e algumas outras para um show especial exibido no Canal Bis. O rapper e cantor Criolo participou deste episódio que faz parte do programa “Versões” e pode ser visto nas redes da emissora. A cantora Simone Mazzer fez uma live no início deste ano cantando apenas músicas de Elis. No repertório canções pouco conhecidas do grande público. Ekena, dona de voz potente e interpretação singular, foi outra que emocionou a todos ao reinterpretar algumas canções de Elis. Já Rê Adega, participante do “The Voice Brasil”, impressiona muitíssimo quando solta a voz cantando Elis. Sua interpretação para “Vou deitar e rolar” é perfeita. Por fim, Gilberto Gil. Ouvir Gil cantar “Ladeira da Preguiça”, música de sua autoria, sempre faz a gente revisitar Elis.

Já me perguntei muitas vezes como Elis analisaria hoje o atual mercado da música. Acho que ela estaria um pouco “perdida” neste mundo difuso da internet. Mas como ela sempre apontou caminhos e lançou muita gente, é bem possível que continuasse seguindo essa linha. Talvez mais reservada, porém jamais silenciada.

Fabiane Pereira é curadora, pesquisadora musical e apresentadora.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024