Cultura

“Mostra Museu: Arte na Quarentena” ocupa mobiliários urbanos de SP

Share

Mundano (Brasil – SP) – Foto: Divulgação

Fazer da arte um alento em meio às intempéries que o mundo atravessa, fomentar a produção artística da atualidade e democratizar seu acesso, alcançando os mais diversos públicos. Esse é o objetivo da nova ação da “Mostra Museu: Arte na Quarentena”, iniciativa da Amarello Projetos Integrados que, a partir desta terça-feira (20.04), apresenta imagens de mais de 200 obras em mobiliários urbanos da cidade de São Paulo.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

As imagens serão exibidas em painéis digitais e estáticos em diversos bairros, como Bela Vista, Bom Retiro, Mooca, República, Santana e Pinheiros e em estações de metrô de São Paulo, nas linhas azul, verde e vermelha.

Idealizado por Chiara Paim Battistoni, nome à frente da Amarello, o projeto incorpora a tecnologia como dispositivo a serviço da troca entre público, obra e artista, aspecto que reforça seu pioneirismo e amplo alcance, potencializado ainda pelo recorte internacional. “Se por um lado toda a situação que estamos vivendo escancarou também nossas fragilidades, por outro, evidenciou saídas coletivas e fortaleceu uma rede de solidariedade e empatia, essenciais para alcançá-las”, afirma Chiara.

Ellen Sheidlin (Rússia) – Foto: Divulgação

O corpo de artistas é formado por nomes diversos do circuito nacional e internacional, entre os quais Antonio Bokel (Brasil – RJ), com a obra “Atacama Historygram” (intervenção em fotografia); Paula Costa (Brasil – RJ), com “Reset” (vídeo performance); Jade Marangolo (Brasil – SP), com “A Casa” (muralismo); Samuel de Saboia (Brasil – Pernambuco), com “Três Olhos/Acordar” (pintura); Mundano (Brasil – SP), com “Isolamento Social Sempre Existiu” (pintura); Sérgio Helle (Brasil – Fortaleza), com “Resurgentis III” (arte digital); Raquel Fayad (Brasil – SP), com “Gerações II” (pintura); Orane Taske (França), com “Lockdowned” (arte digital); Costas Spathis (Grécia), com “A Dança das Mãos Protegidas” (filme digital); Ellen Sheidlin (Rússia), com “Casa de Vidro” (fotografia); Jeremy Cohen (EUA), com “Cultura do Telhado em NYC na Quarentena” (filme digital); Yari Delgado (Cuba), com “Vigília” (fotografia); Alexandra Siro (Alemanha), com “Lockdown Máquina de Lavar” (gif); Serge Siro (Ucrânia), com “Escapando da Rotina” (fotografia); e Andriana Oborocean (Romênia), com “Uma volta pelo bairro” (vídeo performance).

Estruturado como um projeto híbrido – online e offline -, a “Mostra Museu” traz uma intersecção entre artes visuais e a produção musical brasileira, e visa dar luz à produção artística realizada durante o período de isolamento social imposto pela pandemia. Além disso, ainda propõe reflexões sobre sentimentos e percepções do que estamos vivendo.

O acervo de artes visuais está disponível integralmente na plataforma multimídia com conteúdo em português, inglês e espanhol, e nos espaços públicos. Assim como o eixo musical, cujas coletâneas sonoras e videoclipes podem ser acessados via plataforma e por códigos QR Code localizados nos painéis.

Orane Tasky (França) – Foto: Divulgação

Além de dar acesso às playlists e a galeria de artes visuais, os QR Codes localizados nos mobiliários urbanos também direcionam a depoimentos de mais de 170 artistas do mundo todo que contam sobre os seus processos de criação durante a pandemia, e a concepção dos trabalhos selecionados pela curadoria. “Dessa forma, a exposição proporciona ao usuário uma experiência completa do conteúdo da Mostra”, pontua Chiara.

Com curadoria de Ana Carolina Ralston e cocuradoria do The Covid Art Museum (CAM) – museu digital criado no início da pandemia, na Espanha, por Emma Calvo, Irene Llorca e José Guerrer -, o eixo de artes visuais recebeu mais de 1.200 inscrições e agora apresenta uma seleção de 200 obras vindas de 40 países.

A galeria pode ser acessada na plataforma www.mostramuseu.com e conta com obras criadas a partir de técnicas mistas, como animação, colagem, desenho, vídeo, ready-made, fotoperformance, instalação, pintura e gravura, entre outros. Além do Brasil, também há artistas selecionados de países como Alemanha, Bolívia, China, Cuba, Egito, EUA, França, Grécia, Honduras, Índia, Romênia, Ucrânia e Venezuela.

Serge Siro (Ucrânia) – Foto: Divulgação

“A partir da eletrizante onda criativa que turbinou a internet neste período, viu-se o total brilho da mente humana. Aqueles que se consideravam ou não artistas, criaram. E um pouco do que vimos nascer em um ano tão fatal reuniu-se e, agora, mostra seu rosto em um projeto híbrido, que mistura tecnologia, presença e, claro, arte”, reflete Ana Carolina. “O ar que soprou tanto em 2020 também nos trouxe a criatividade de nos reinventarmos. 2021 começa unindo a arte pelo mundo em um projeto sensível que costura essa sinuosa trama que tem como ponto de partida a nossa transformação”, complementa a curadora.

A lista completa de artistas, nacionalidades e técnicas está disponível no site da “Mostra Museu”.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024