Daniel de Oliveira e Fabíula Nascimento no longa brasileiro “Morto não Fala” – Foto: Divulgação
Dia 30 de maio de 2021 , às 21h no Brasil, acontece a grande premiação do Cinema Fantástico, o Grande Prêmio Fanlatam, que vai consagrar as melhores obras do cinema de gênero da América Latina. O evento será transmitido ao vivo pela plataforma #culturaemcasa – https://culturaemcasa.com.br/.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Vinte e nove filmes concorrem ao troféu em 2021, sendo 14 longas-metragens e 15 curtas-metragens. O evento tem realização da Aliança Latino Americana de Festivais de Cinema Fantástico (Fanlatam). Concorrem filmes vencedores de festivais que compõem a aliança. O melhor longa-metragem e curta-metragem das Américas receberão troféu e certificado da Fanlatam.
Brasil concorre com sete filmes:
O Brasil concorre com três filmes de longa-metragem: “Morto Não Fala” , de Dennison Ramalho; “O Cemitério das Almas Perdidas”, de Rodrigo Aragão; e “Cabrito”, de Luciano de Azevedo. Além de quatro curtas: “Para Minha Gata Mieze”, de Wesley Gondim; “5 Estrelas”, de Fernando Sanches, “Noite Macabra“, de Felipe Lesbick e “Who’s That Man Inside My House”, de Lucas Reis.
Em julho do ano passado, a brasileira Monica Trigo, diretora do Festival Cinefantasy, um dos mais importantes do país no gênero, foi eleita por unanimidade para ocupar a presidência da aliança. Uma gestão que consolidou a Fanlatam como o maior fórum do audiovisual latino.
De acordo com Monica “é muito importante fortalecer a representação feminina no cinema de gênero latino-americano, seja ela nas obras ou na direção de festivais. Nosso esforço além de diluir fronteiras é o de construir pontes, sobretudo em um momento onde os festivais de cinema são online e o partilhamento de conteúdos e atividades formativas são essenciais para a manutenção da produção audiovisual vibrante e criativa”.