Top

Fanlatam premia os melhores do Cinema Fantástico da América Latina

Daniel de Oliveira e Fabíula Nascimento no longa brasileiro “Morto não Fala” – Foto: Divulgação

Dia 30 de maio de 2021 , às 21h no Brasil, acontece  a grande premiação do Cinema Fantástico, o Grande Prêmio Fanlatam,  que vai consagrar as melhores obras do cinema de gênero da América Latina. O evento será transmitido ao vivo  pela plataforma #culturaemcasa – https://culturaemcasa.com.br/.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Vinte e nove filmes concorrem ao troféu em 2021, sendo 14 longas-metragens e 15 curtas-metragens. O evento tem realização da Aliança Latino Americana de Festivais de Cinema Fantástico (Fanlatam).  Concorrem filmes vencedores de festivais que compõem a aliança. O melhor longa-metragem e curta-metragem das Américas receberão troféu e certificado da Fanlatam.

Brasil concorre com sete filmes:

O Brasil concorre com três filmes de longa-metragem:  “Morto Não Fala” , de Dennison Ramalho“O Cemitério das Almas Perdidas”, de Rodrigo Aragão;  e “Cabrito”, de Luciano de  Azevedo. Além de quatro curtas:  “Para Minha Gata Mieze”, de Wesley Gondim; “5 Estrelas”, de Fernando Sanches, “Noite Macabra“, de Felipe Lesbick  e “Who’s That Man Inside My House”, de Lucas Reis.

Em julho do ano passado, a brasileira Monica Trigo, diretora do Festival Cinefantasy, um dos mais importantes do país no gênero, foi eleita por unanimidade para ocupar a presidência da aliança. Uma gestão que consolidou a Fanlatam como o maior fórum do audiovisual latino.

De acordo com Monica “é muito importante fortalecer a representação feminina no cinema de gênero latino-americano, seja ela nas obras ou na direção de festivais. Nosso esforço além de diluir fronteiras é o de construir pontes, sobretudo em um  momento onde os festivais de cinema são online e o partilhamento de conteúdos e atividades formativas são essenciais para a manutenção da produção audiovisual vibrante e criativa”.

Mais de Cultura