Cultura

Projeto Nave Sonora acontece entre os dias 13 e 16 de abril

Share

Dani Nega – Foto: Sérgio Silva

A fim de capacitar e promover o encontro de novos artistas da música com agentes de diferentes localidades e segmentos dentro do mercado musical, o projeto Nave Sonora, uma iniciativa da recém-inaugurada plataforma Rede Xis (XYS Music Network), realiza sua primeira edição de modo totalmente online entre os dias 13 e 16 de Abril, com inscrições gratuitas já liberadas – www.navesonora.com.br.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Em um momento em que grande parte dos músicos e da cadeia musical está praticamente sem trabalho – uma vez que o mercado sobrevive expressivamente de shows realizados ao vivo -, a oportunidade de capacitação e geração de renda por meio de um evento online tem um significado moral que vai além de índices econômicos/financeiros. A Nave Sonora é uma forma de fazer com que artistas iniciantes consigam manter seus trabalhos e profissionalizar-se independentemente do impacto negativo causado pela pandemia.

“A Nave Sonora é um evento de mentoria com workshops e apresentações musicais, mas que visa a reunir mentores e artistas para mostrar como essas carreiras podem ser definidas – e um mês antes do evento, vamos colocar artistas e mentores juntos para desenvolver apresentações coletivamente”, diz Flávio “Scubi” de Abreu, idealizador e produtor executivo do evento.

“O evento foi pensando nesta situação de escassez no meio musical e sua ideia é oferecer aos artistas independentes mais ferramentas para gerir suas carreiras e metas profissionais, contando que toda equipe de produção está mais enxuta e com menos recursos neste sentido”, completa Amanda Desmonts, coordenadora de produção e comunicação do projeto.

“É muito importante que os mentores e os artistas possam trabalhar juntos não apenas em seus projetos, mas que possam trocar informações entre si para enriquecer suas apresentações”, conclui o jornalista Alexandre Matias, coordenador editorial e curador do evento.

Os três integram o corpo de mentores do projeto, cada um estrategicamente localizado em suas respectivas áreas de experiência – Scubi (gestão de carreira), Matias (direção artística) e Amanda (produção de campo). Além deles, o quadro de mentores da Nave Sonora se completa com Nancy Silva (produção executiva), Anna Turra (produção e direção de palco) e Nath Birkholz (comunicação). Cada um destes nomes acompanhará um artista em específico, orientando-os durante a montagem de seus projetos.

Ao longo de cinco semanas, seis artistas pré-indicados pela comissão de mentores desenvolverão um espetáculo audiovisual – showcase – que será exibido como seus respectivos projetos finais. Durante o período de um pouco mais de um mês, a comissão curadora realizará workshops específicos em suas áreas de experiência, utilizando como estudo de caso as atrações selecionadas, ao mesmo tempo em que acompanhará o desenvolvimento deste show e todas as características de pré-produção aí envolvidas.

Sendo assim, a Nave Sonora traz 6 workshops abertos ao público e 6 showcases destes novos e promissores nomes da música autoral nacional.

Yabba Tutti, MC do ABC paulista fundadora do coletivo Guetto Mommys Posse, que visa a ascensão feminina e LGBTQIA+ dentro do reggae, ganhou no ano passado o concurso de novos talentos promovido pelo renomado sound system carioca Digitaldubs e tem os singles “Ouro e Diamante” e “É Nóis que Manda” circulando nas pistas. 

Mariana Zwarg, flautista, saxofonista, compositora e arranjadora, em 2020 lançou seu elogiado disco de estreia, “Nascentes”, com participações de Hermeto Pascoal e Itiberê Zwarg.

Malu Magri – Foto: Julia Pessini

Malu Magri, cuja influência do samba, da bossa e de vertentes lationoamericanas reverberam no trabalho sensível e político apresentado no EP “De uma para Outra” (2020), abordando sexualidade, anseios e desejos. 

Jeffe, artista não binário que transita por estilos e funções, canta, compõe e performa seu Teatro Musical – tendo uma apresentação no Lincoln Center (NY), o musical “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro” e o título de vencedor do Festival de Música de Fortaleza (2020) no currículo. 

Dani Nega, atriz, MC, compositora, diretora musical  e ativista, uma metralhadora poética que honra a sigla RAP em suas duas versões: “rhythm and poetry”. Integra a dupla Craca e Dani Nega e em seu novo trabalho retrata o dia a dia criando e vivendo afetos como mulher negra, artista e lésbica. 

1LUM3, projeto e persona de Luiza Soares, com produção musical de Liev, propôs no primeiro disco, “antinomia”, uma imersão em luzes, flashes e nuances sonoras, abrindo portas para o Trip-Hop nacional.

As atividades e apresentações contarão com tradução em libras e audiodescrição, a fim de valorizar a inclusão, a acessibilidade e a pluralidade de públicos dentro do Nave Sonora. Posteriormente, o material captado receberá também tradução legendada para Inglês e Espanhol, ampliando as possibilidades de negócios entre os artistas e possíveis compradores.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024