Top

Projeto Nave Sonora acontece entre os dias 13 e 16 de abril

Dani Nega – Foto: Sérgio Silva

A fim de capacitar e promover o encontro de novos artistas da música com agentes de diferentes localidades e segmentos dentro do mercado musical, o projeto Nave Sonora, uma iniciativa da recém-inaugurada plataforma Rede Xis (XYS Music Network), realiza sua primeira edição de modo totalmente online entre os dias 13 e 16 de Abril, com inscrições gratuitas já liberadas – www.navesonora.com.br.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Em um momento em que grande parte dos músicos e da cadeia musical está praticamente sem trabalho – uma vez que o mercado sobrevive expressivamente de shows realizados ao vivo -, a oportunidade de capacitação e geração de renda por meio de um evento online tem um significado moral que vai além de índices econômicos/financeiros. A Nave Sonora é uma forma de fazer com que artistas iniciantes consigam manter seus trabalhos e profissionalizar-se independentemente do impacto negativo causado pela pandemia.

“A Nave Sonora é um evento de mentoria com workshops e apresentações musicais, mas que visa a reunir mentores e artistas para mostrar como essas carreiras podem ser definidas – e um mês antes do evento, vamos colocar artistas e mentores juntos para desenvolver apresentações coletivamente”, diz Flávio “Scubi” de Abreu, idealizador e produtor executivo do evento.

“O evento foi pensando nesta situação de escassez no meio musical e sua ideia é oferecer aos artistas independentes mais ferramentas para gerir suas carreiras e metas profissionais, contando que toda equipe de produção está mais enxuta e com menos recursos neste sentido”, completa Amanda Desmonts, coordenadora de produção e comunicação do projeto.

“É muito importante que os mentores e os artistas possam trabalhar juntos não apenas em seus projetos, mas que possam trocar informações entre si para enriquecer suas apresentações”, conclui o jornalista Alexandre Matias, coordenador editorial e curador do evento.

Os três integram o corpo de mentores do projeto, cada um estrategicamente localizado em suas respectivas áreas de experiência – Scubi (gestão de carreira), Matias (direção artística) e Amanda (produção de campo). Além deles, o quadro de mentores da Nave Sonora se completa com Nancy Silva (produção executiva), Anna Turra (produção e direção de palco) e Nath Birkholz (comunicação). Cada um destes nomes acompanhará um artista em específico, orientando-os durante a montagem de seus projetos.

Ao longo de cinco semanas, seis artistas pré-indicados pela comissão de mentores desenvolverão um espetáculo audiovisual – showcase – que será exibido como seus respectivos projetos finais. Durante o período de um pouco mais de um mês, a comissão curadora realizará workshops específicos em suas áreas de experiência, utilizando como estudo de caso as atrações selecionadas, ao mesmo tempo em que acompanhará o desenvolvimento deste show e todas as características de pré-produção aí envolvidas.

Sendo assim, a Nave Sonora traz 6 workshops abertos ao público e 6 showcases destes novos e promissores nomes da música autoral nacional.

Yabba Tutti, MC do ABC paulista fundadora do coletivo Guetto Mommys Posse, que visa a ascensão feminina e LGBTQIA+ dentro do reggae, ganhou no ano passado o concurso de novos talentos promovido pelo renomado sound system carioca Digitaldubs e tem os singles “Ouro e Diamante” e “É Nóis que Manda” circulando nas pistas. 

Mariana Zwarg, flautista, saxofonista, compositora e arranjadora, em 2020 lançou seu elogiado disco de estreia, “Nascentes”, com participações de Hermeto Pascoal e Itiberê Zwarg.

Malu Magri – Foto: Julia Pessini

Malu Magri, cuja influência do samba, da bossa e de vertentes lationoamericanas reverberam no trabalho sensível e político apresentado no EP “De uma para Outra” (2020), abordando sexualidade, anseios e desejos. 

Jeffe, artista não binário que transita por estilos e funções, canta, compõe e performa seu Teatro Musical – tendo uma apresentação no Lincoln Center (NY), o musical “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro” e o título de vencedor do Festival de Música de Fortaleza (2020) no currículo. 

Dani Nega, atriz, MC, compositora, diretora musical  e ativista, uma metralhadora poética que honra a sigla RAP em suas duas versões: “rhythm and poetry”. Integra a dupla Craca e Dani Nega e em seu novo trabalho retrata o dia a dia criando e vivendo afetos como mulher negra, artista e lésbica. 

1LUM3, projeto e persona de Luiza Soares, com produção musical de Liev, propôs no primeiro disco, “antinomia”, uma imersão em luzes, flashes e nuances sonoras, abrindo portas para o Trip-Hop nacional.

As atividades e apresentações contarão com tradução em libras e audiodescrição, a fim de valorizar a inclusão, a acessibilidade e a pluralidade de públicos dentro do Nave Sonora. Posteriormente, o material captado receberá também tradução legendada para Inglês e Espanhol, ampliando as possibilidades de negócios entre os artistas e possíveis compradores.

Mais de Cultura