Cultura

Festival DiverCidade apresenta artistas em evento online

Share

Nayara de Deus – Foto: Fernando Pilatos

Valorizar a cultura popular periférica e urbana, as expressões artísticas de mulheres, afrodescendentes, LGBTQIA+, indígenas, pessoas com deficiência e imigrantes: é com este objetivo que nasce o Festival DiverCidade, não à toa, na cidade que abarca diversos gêneros, cores, raças, crenças, tribos e classes sociais. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Realizado no coração de São Paulo, no terraço da Galeria do Rock, o evento deu palco e voz a renomados artistas e novos talentos representantes das minorias numa manifestação cultural com muita música, dança, performances, intervenções artísticas, entre outras atrações. A transmissão será dia 31 de janeiro, via Facebook.

Muito além de um evento artístico, o Festival DiverCidade surge como um conceito de representatividade, que visa a valorizar a arte e a cultura como uma manifestação plural e diversa como ela deve ser, e reforçar os significados de empatia, abraço, acolhimento, identidade, pertencimento, resistência, resiliência, luta, liberdade, respeito e tolerância. Uma seleção de 36 palavras foi feita como base ideal para a construção de uma sociedade que tenha a diversidade como referência. Cada artista foi convidado a escolher algumas dessas palavras que melhor o representasse, para compor o cenário do show.

Martte – Foto: Fernando Pilatos

Com dois palcos e uma vista privilegiada do centro de São Paulo, o festival reúne artistas como Rico Dalasam, Luana Bayô, Gê de Lima, Nalla, Mc PII, MARTTE, Kunumi MC, DJ Kljay, Jairo Pereira, Cabra é Fêmea, Telê, Pepita, Academia do Funk, Pelanza, Rebô Izaias e o Grupo Cultural Caboverdiano. A apresentação fica por conta da jornalista Nayara de Deus e da rainha das festas TchaKa Drag Queen. O DiverCidade também deixa um presente para o espaço: durante as apresentações musicais, os artistas Ayco Dany e Nart, do Atelie Daki, do Grajaú, foram convidados a criar um grafite que ficará exposto permanentemente na galeria.

“A curadoria do festival foi pensada para dar espaço a uma teia de pessoas diversas, que é justamente a cara desta cidade tão plural que é São Paulo. Contemplando vários estilos e territórios culturais, o DiverCidade evidencia que somos diferentes e podemos viver numa cultura de paz, construindo pontes por meio das artes. Da ancestralidade, a contemporaneidade, o festival apresenta uma programação que contempla indígenas, imigrantes, mulheres trans, artistas pretos e periféricos”, explica Diego Dionísio, curador artístico do Festival DiverCidade.

Tchaka e Nayara de Deus – Foto: Fernando Pilatos

Com mais de 6 horas de evento, 14 shows e mais de 30 artistas envolvidos recebendo os holofotes e trazendo o protagonismo dos vários povos que fazem de São Paulo essa cidade ímpar e diversa, DiverCidade traz à tona a importância de uma convivência de paz e harmonia, explorando justamente as diferenças na busca de um convívio saudável e igualitário.

“O cenário para este encontro é a floresta de pedra emoldurada de arquitetura, cores, desgastes, tempos e espaços que ocupamos e que se renova a cada dia, a cada som, a cada pôr do sol. E com este olhar de colocar luz no que estava à sombra, o Festival DiverCidade apresenta estas luzes e estrelas, de todas as cores e nuances”, finaliza Dionísio.

Nalla – Foto: Fernando Pilatos

Viabilizado com recursos obtidos por meio do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais – Pro-Mac, o projeto conta com patrocínio do Facebook, a maior rede social do mundo com mais de 2 bilhões de usuários ativo.

O projeto ainda tem apoio da Galeria do Rock, apresentação do Pro-Mac, Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura de São Paulo e realização de FGM Produções.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024